Verás que um filho teu não foge à luta: Lula realiza comício em Madureira e arrasta multidão

Evento realizado na quadra da Portela dá início à arrancada final na última semana da campanha do primeiro turno

Neste domingo (25) Madureira ficou em clima de festa com a presença do candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito Eduardo Paes (PSD) que juntos realizaram um ato político na quadra da Portela, escola de samba queridinha do político carioca. Lotadas desde o início, as ruas de Madureira foram dominadas por apoiadores do candidato à presidência da República que ensaiavam sambas e música popular brasileira, em clima de festa. Além de anônimos e políticos aliados, celebridades também deram às caras no comício. Alanis Guillen, a protagonista de Pantanal, foi vista ao lado de Humberto Carrão. A cantora Sandra de Sá também marcou presença. A candidata a deputada federal,Jandira Feghali participou do evento nomeado ‘O Rio Abraça Lula’ e aproveitou para tirar foto ao lado de apoiadores .

Lula chegou na Rua Clara Nunes pouco depois das 11h acompanhado de Paes, Tia Surica, da Velha Guarda da Portela que “coroou” o ex-presidente com um chapéu panamá e André Ceciliano.Os três percorreram a área externa da quadra, acenando para a militância. À frente da quadra da Portela, onde foi colocado um telão para os que não conseguiram entrar, um pequeno bloco de carnaval sobre pernas de pau tocava marchinhas, sambas e músicas da campanha lulista. Ovacionado pelo público, ele foi recebido por muito carinho pela multidão que gritava “puta que pariu, é o melhor presidente do Brasil”. Empolgado, Paes fazia o “L” e puxava “Olê olê olá, Lula Lula”.

Embora sejam aliados de candidatos diferentes na disputa ao governo estadual, os dois políticos vão renovar uma parceria que vem desde 2008, ano em que Paes, com o apoio de Lula, venceu pela primeira vez a eleição à Prefeitura do Rio. No estado do Rio, Lula apoia o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) ao governo, na chapa com o deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ) ao Senado. Já o PSD de Paes compõe a chapa do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) com o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Felipe Santa Cruz como vice. Por causa das diferenças, nem Freixo nem Neves, que também apoia Lula, estavam no palco. Quando o povo começou a saudar Freixo, os gritos de “Uh, é Freixo!” foram substituídos por “É Lula! É Lula!” puxados pelo Prefeito do Rio, Eduardo Paes para descontrair.

“Aqui todo mundo quer saber de Lula presidente. Pode votar em quem quiser, desde que vote no Lula para presidente”,

disse Paes sob aplausos da multidão

Eduardo Paes, organizador do evento, durante seu discurso fez uma defesa emocionada do voto em Lula, lembrando que seria muito importante uma vitória em primeiro turno, para evitar atos de “violência política” ao longo do segundo turno. Com semblante triste, Paes lembrou da morte de seu pai no ano de 2021, vítima da Covid-19, e chorou ao contar que sua mãe havia ficado muito chocada ao ver o presidente Bolsonaro imitando uma pessoa com falta de ar.

Presente no comício realizado, Gleisi Hoffmann, presidente do PT em suas palavras enfatizou a importância do povo se unir nas urnas.

Vamos pedir mais um, mais dois, mais três votos. Ainda tem muita gente diz que vai votar em branco. O voto é a nossa única arma

Gleisi Hoffmann, presidente do PT

André Ceciliano (PT) candidato ao senado em suas palavras se referiu à Lula como maior presidente da história do país e disse que Madureira têm uma nova escola de samba: A “Unidos do Lula”. Ele disse que o povo através do voto precisa trazer de volta o maior presidente que o Brasil já teve, pois ninguém aguenta mais a fome,o desemprego e o ódio.

Após o discurso de todos, Lula iniciou suas palavras .Em seu discurso, ele brincou: “Tudo que eu queria ouvir era samba, e não discurso”.

“Tudo que eu queria ouvir era samba, e não discurso”.Eu nunca consigo colocar o pé numa praia do Rio de Janeiro. Eu só venho pra cá na reunião. Eu tô na Portela, gente, eu vi ali a porta-bandeira. Vim com a disposição, mas não: [me colocaram para fazer e ouvir] discurso.”

Lula (PT) em comício no Rio de Janeiro

Ele falou que é importante dialogar com aqueles que ainda se mostram indecisos nas urnas.

Não vamos nos preocupar em tentar convencer um fanático, como eu, um vascaíno, a torcer para o Flamengo, não vai dar certo. Não vamos tentar convencer um fanático bolsonarista a votar na gente, deixa ele.

Lula , na Portela

Enquanto falava da importância de vencer no primeiro turno, Lula alfinetou o candidato Ciro Gomes (PDT), antigo aliado que têm atacado o petista. Na última semana, Ciro chamou os integrantes petistas de “nazistas” pela pressão por desistir da chapa. Sem citá-lo, Lula lembrou o ex-governador Leonel Brizola, figura histórica do PDT e frequentemente citado por Ciro como referência. Fundador do PDT, Brizola sofreu três derrotas em eleições presidenciais —duas como cabeça de chapa, em 1989 e 1994, e uma como vice de Lula, em 1998.

Quem precisa tirar ele [Bolsonaro] de lá é o povo brasileiro, porque a gente está com saudade da democracia. Eu estou vendo o neto do Brizola, o Leonel. Se o Brizola estivesse aqui, ele estaria junto conosco pedindo fora Bolsonaro. Tenho certeza disso.

ex-presidente Lula, durante evento de sua campanha com o prefeito Eduardo Paes, na quadra da Portela, em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro – Eduardo Anizelli/Folhapress

E não parou por ainda: Lula fez referência ao caso dos imóveis da família Bolsonaro comprados com dinheiro vivo, revelado pela mídia e censurado por algumas horas na tarde de ontem.

E o cidadão [Bolsonaro], que agora me acusa, não explica para ninguém como ele comprou 51 imóveis dando 26 milhões em dinheiro vivo.

Sobre os debates, o ex-presidente afirmou que deverá participar do debate presidencial da TV Globo, o último antes do primeiro turno, na quinta-feira (29). Vale lembrar que ele não esteve no evento promovido no SBT no sábado pois fez dois comícios em São Paulo.

“Eu gosto de debate. Mas os debates estão ficando difíceis, porque tem pouca gente com condições de disputar as eleições e eu vou lá disputar com cinco [candidatos] que só tem um objetivo: me atacar, porque estou em primeiro lugar. Mas eu quero ir no debate [da TV Globo] porque eu não quero conversar com eles. Quero aproveitar o espaço na televisão”

Paes, Lula e Ceciliano entre o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela (Imagem:Reprodução/Youtube)

No final dos discursos, a bateria da escola de samba fez uma apresentação para Lula. No palco, integrantes da Velha Guarda do Império Serrano — também escola de samba de Madureira — acompanharam os discursos. Nesta semana, as pesquisas do DataFolha e do Ipec (ex-Ibope) desta semana colocaram Lula 14 pontos à frente de Bolsonaro, com possibilidade de vitória no primeiro turno na margem de erro. Luis Inácio Lula da Silva veio hoje para o Rio de Janeiro, mas já retorna à capital paulista amanhã (26), para um evento com artistas no Anhembi.Entre quarta (28) e quinta (29), volta mais uma vez para o Rio de Janeiro para participar do debate presidencial da Rede Globo e fazer uma caminhada na sexta (30). No sábado (1º), a campanha deverá ser encerrada com outra caminhada em São Paulo.


Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Um comentário

  1. Gostaria de dizer que para além do evento emblemático às vésperas do pleito eleitoral do Brasil, quero destacar o conteúdo excelente de matéria realizada pela Jornalista Gabi Silva! Texto impecável que legítima o evento e traduz genuinamente o conteúdo emocional da multidão presente à quadra da Portela. É a Rádio Bicuda FM levando às comunidades o compartilhar de emoções em prol da cidadania esperançosa por dias melhores! Gabi Silva está de parabéns e a Rádio Bicuda FM idem. Madureira hoje pela manhã foi um misto de samba e estrela!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *