Mulheres da Palmeirinha Celebram Empoderamento em Evento no Parque Madureira

Encontro reúne comunidade em celebração ao Mês da Mulher, promovendo reflexão e fortalecimento na Zona Norte do Rio de Janeiro

No último sábado, dia 16 de março, o Parque Madureira, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, tornou-se o epicentro de um evento significativo para a comunidade da Palmeirinha e áreas circunvizinhas. Sob os auspícios do Mês da Mulher, mulheres de todas as idades e origens se reuniram para uma manhã de inspiração, reflexão e solidariedade.

O evento teve início pontualmente às 10h, na sala multiuso próxima ao portão 8 do parque, próximo à Estação de Trem de Honório Gurgel. A abertura foi marcada por palavras inspiradoras de Sônia Borges, psicóloga e vice-presidente da Rádio Bicuda FM, que enfatizou a importância da celebração da força feminina e da contínua luta por igualdade e reconhecimento.

Em seguida, Solange, mentora de mulheres, coach e enfermeira, conduziu uma sessão de alongamento, criando um ambiente propício para relaxamento e conexão entre as participantes. Durante sua intervenção, Solange abordou temas essenciais para o bem-estar feminino, como autoconhecimento, saúde e autoestima, incentivando as mulheres a se valorizarem e a cuidarem de si mesmas com amor e dedicação.

Após o momento de relaxamento, foi a vez do psicólogo Firmino Luz tomar a palavra, compartilhando experiências inspiradoras e promovendo o diálogo entre as participantes. Em um bate-papo interativo, Firmino estimulou a troca de vivências e fortaleceu os laços de solidariedade entre as mulheres presentes.

Em conversa com nossa equipe, Douglas Dos Santos, Agente Integrador da Secretaria de Meio Ambiente do Projeto Hortas Cariocas e Presidente da Associação da Comunidade da Palmeirinha, destacou inicialmente a importância da palestra para as mulheres participantes do evento.

Douglas ressaltou como a mensagem de empoderamento e autocuidado transmitida durante a palestra contribui para o fortalecimento da comunidade e para o bem-estar das mulheres da Palmeirinha e áreas adjacentes.

Posteriormente, ao abordar o Projeto Hortas Cariocas, Douglas enfatizou sua relevância como uma iniciativa que vai além do cultivo de alimentos. Ele destacou seu papel como catalisador de transformações sociais e ambientais na região, promovendo não apenas acesso a alimentos frescos e saudáveis, mas também educação ambiental, empoderamento comunitário e geração de renda para os moradores locais.

Douglas também ressaltou os benefícios do projeto em termos de sustentabilidade ambiental, salientando a importância da agricultura urbana na promoção da segurança alimentar e na redução do impacto ambiental. Ele sublinhou ainda o papel do projeto na valorização dos espaços públicos e na promoção de uma maior conexão entre as pessoas e a natureza.

Douglas Dos Santos, Agente Integrador da Secretaria de Meio Ambiente do Projeto Hortas Cariocas e Presidente da Associação da Comunidade da Palmeirinha (Foto: Reprodução/Gabriela Silva)

Além das palestras e dos momentos de reflexão, o evento contou com sorteios de prêmios que visavam promover o empoderamento e o autocuidado das participantes. Entre os prêmios sorteados estavam consultas médicas, aulas de hidroginástica, livros de autoconhecimento e presentes simbólicos de conscientização feminina.

Ao final do evento, as mulheres da comunidade da Palmeirinha e áreas adjacentes saíram fortalecidas e revigoradas, reafirmando o poder e a importância das mulheres em todas as esferas da sociedade. Este encontro não apenas celebrou o Mês da Mulher, mas também fortaleceu os laços de sororidade e empoderamento entre as participantes, demonstrando a força e a resiliência das mulheres na busca por igualdade e reconhecimento.

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Um comentário

  1. O tema do evento é atual e relevante para a vida de mulheres que vivem nas comunidades da Zona Norte palco da Roda de Conversa com mulheres no Parque Madureira Mestre Monarco. Acolhimento deve ser palavra de ordem na vida dessas guerreiras que enfrentam desde assédio sexual até tentativas de feminicídio em seus cotidianos. Elas carecem e merecem força e valorização permanente por parte de instituições e poder público. É nesse sentido que a rádio Bicuda FM tem eco através de seu trabalho e serviços de utilidade pública dentro das comunidades. Matéria redigida de forma impecável traz de forma clara e elucidativa a dimensão da palavra empoderamento feminino nos dias atuais. Parabéns a todos envolvidos nesse projeto!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *