Bicuda Ecológica

Histórico

A Bicuda Ecológica, uma organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 1998, é uma Instituição que defende a proteção e conservação do meio ambiente, utilizando veículos de comunicação comunitária à conscientização da população ao exercício da plena cidadania. Desde sua criação, vem chamando atenção das autoridades para necessidades de maiores investimentos na Serra da Misericórdia.

1995 -Início da Luta pela Serra da Misericórdia – Vila Kosmos

Contudo, antes disso, ela faz história no espectro de parcela de moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro. Sua história começou após a realização da ECO-92 na cidade do Rio de Janeiro e as deliberações da Agenda 21, o movimento social local e professores das Escolas Municipais próximas à Serra da Misericórdia – Vila Kosmos – Rio de Janeiro – RJ, desenvolvem em parceria ações visando a transformação do nível de consciência da comunidade em relação ao meio ambiente e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

A Rádio Comunitária Bicuda FM 99,3 MHz surge, em 1996, para auxiliar o movimento ambientalista na região. No entanto, essa iniciativa vem colada a outra luta, tão árdua quanto esta, que é a luta pela democratização dos meios de comunicaçã2o. A desobediência civil – respaldada pela Constituição brasileira – cresceu muito rapidamente em todo o Brasil, e centenas de rádios de baixa potência, que se auto denominaram comunitárias, surgem.

1996 – Primeira transmissão da rádio Bicuda

Também em 1996, a atuação do movimento se intensificou junto ao Ministério Público. No dia 25 de agosto, convocados pela Rádio Comunitária Bicuda FM, moradores e simpatizantes fizeram a posse simbólica da Serra da Misericórdia, com a colocação de uma faixa na Pedra Bicuda.

1996 – Posse simbólica da Pedra Bicuda

Também em 1996, a atuação do movimento se intensificou junto ao Ministério Público. No dia 25 de agosto, convocados pela Rádio Comunitária Bicuda FM, moradores e simpatizantes fizeram a posse simbólica da Serra da Misericórdia, com a colocação de uma faixa na Pedra Bicuda.

1997 – Projeto Gaia – Cecília Meireles

Em 1997, apesar da entrega de uma carta manifesto ao prefeito que deu origem ao processo de criação da Área de Proteção Ambiental e Preservação Urbana (APARU) da Serra da Misericórdia e da consolidação da Rádio Comunitária Bicuda, o movimento popular não atingiu as metas estabelecidas. Após essa avaliação, concluiu-se que a rádio cumpriu o seu papel de informar, entretanto, não foi suficiente para transformar a indignação em ações práticas.

1998 – Seminário de lançamento da ong Bicuda Ecológica

No ano seguinte, o movimento cresceu, trazendo novas demandas. A ampliação da base de atuação, busca de novas parcerias, domínio de conceitos técnicos, reconhecimento legal eram algumas dessas demandas. No dia 1º de agosto de 1998, foi fundada a organização não governamental Bicuda Ecológica.  A Entidade é a personalidade jurídica que faltava ao movimento ambientalista local, já que a Rádio Bicuda não cumpria este papel.

Como demonstração de compromisso com a sociedade civil local e na busca pela conscientização para preservação e conservação do meio ambiente, em dezembro de 1998, foi realizado um Ciclo de Palestras com a participação de parlamentares, sindicalistas, poder executivo municipal, ministério público e membros da sociedade civil organizada para debater temas ambientais.

Carta em defesa da Serra da Misericórdia

Em 19 de agosto de 2000, foi promovido, em conjunto com outras ONG’s, um seminário sobre a Serra da Misericórdia, visando socializar os conhecimentos e preparar uma ação mais densa sobre o poder público com a expectativa da criação da APARU. A iniciativa contou com a presença de membros das ONG’s: Bicuda Ecológica, Verdejar, Os Verdes, Baía Viva, Cepel, e de representantes das escolas Colégio Curso CPMI e Escola Municipal Cecília Meireles. No ano de 2000, a Bicuda Ecológica em conjunto com a Escola Municipal Cecília Meireles levaram 10 turmas de adolescentes para visitação e aulas de campo na Serra da Misericórdia.

2000 – Decreto APARU – Pref Luis Paulo Conde

Em 14 de novembro de 2000, o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Sr. Luiz Paulo Conde, assinou o decreto municipal Nº 19.144 criando a Área de Preservação Ambiental e Recuperação Urbana (APARU) da Serra da Misericórdia.Trata-se, sem dúvida, de uma vitória do movimento cidadão, preocupado com o futuro do planeta.

Educação Ambiental na Serra da Misericórdia

O ano de 2001 foi pródigo em atividades. Foi desenvolvido o projeto GAIA NÃO PODE ESPERAR, com apoio da FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional). O projeto consistiu na aproximação de escolas públicas e privadas e outros grupos organizados da região, levando informações sobre meio ambiente e convidando-os a visitarem a Serra. Esta iniciativa incentivou a Escola Pio XII a desenvolver internamente um projeto sobre a Serra da Misericórdia. Mais de 300 jovens foram levados para conhecer a Serra e o plantio de mais de 200 mudas de árvores no mês de outubro.

2002 – Espaço Jovem Internet Gratuita

Em 2002 concretizou-se a implantação de 02 projetos na área de informática: o primeiro contou com o apoio do Comitê pela Democratização da Informática (CDI). Membros da comunidade tinham aulas de informática em cinco computadores; o segundo, em parceria com a ONG Comunitas, através de seu projeto REDE JOVEM, eram disponibilizados cinco computadores de última geração com acesso à Internet banda larga para uso gratuito da comunidade; além de desenvolver o projeto PONTOCOMSAÚDE, financiado pelo Ministério da Saúde e UNESCO, através do Programa Nacional de Combate as DST/Aids.  Neste ano, a Rádio Bicuda FM recebeu um grupo de africanos para conhecer  o Projeto Ponto Com  Saúde e concedeu uma entrevista ao vivo.

2002 – Ponto com Saúde no Estúdio

Ainda em 2002, foi realizada a Primeira Ecofeira da Vila da Penha em comemoração a Semana do Meio Ambiente, ocupando a praça pública com uma exposição sobre meio ambiente, arte e cultura, culminando com um show com artistas populares. O evento contou com diversas barracas das escolas públicas e privadas, artesãos e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Esse evento ocorreu nos dois anos seguintes.

2ª Ecofeira – 2003 – Escola Municipal Miguel Ângelo

Em 2004, a Bicuda Ecológica promoveu uma grande passeata para comemorar os 04 anos da APARU. Na ocasião, mais de trezentas pessoas subiram a Serra da Misericórdia para participar de palestras ao ar livre e poder apreciar a Baía de Guanabara. O encerramento deste evento foi realizado na sede da organização com uma grande mesa de frutas, sanduíches, sucos e refrigerante.

Em junho de 2005, a Bicuda desenvolveu a campanha de mobilização da sociedade local com a participação da Associação de Moradores do Jardim do Carmo, para implementação do Parque Jardim do Carmo como opção de lazer para a comunidade do entorno do mesmo. Na oportunidade, foi produzido um abaixo-assinado para ser entregue às autoridades municipais. No mesmo mês, a Bicuda promoveu uma mobilização da população dos bairros adjacentes ao Rio Quitungo para alertar o poder público da existência de despejo de esgoto ao longo do rio e exigindo providencias das autoridades municipais e estaduais. Na ocasião, o abaixo-assinado recolhido foi entregue à Prefeitura e ao Estado.

2005 Despoluição do Rio Quitungo e implementação do Parque Jardim do Carmo

Neste ano, a Bicuda foi eleita para coordenar por dois anos a região do município do Rio de Janeiro – Regional / Rio – da Assembléia Permanente das Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDEMA / Rio); indicada para participar numa vaga destinada a sociedade civil no Conselho Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, mantendo-o até o início de 2012; eleita para participar da II Conferência Nacional de Meio Ambiente (II CNMA), realizada em Brasília; e eleita como representante da Região Sudeste no Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

No início de 2008, a Bicuda Ecológica foi convidada a abrir a II Feira de Inovações Rede Sociedade Solidária juntamente com o Dr. Richard Jordan, representante da Organização das Nações Unidas (ONU) e o diretor do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio) Giancarlo Summa na Legião da Boa Vontade (LBV). Neste ano, a Bicuda participou da III Conferência Nacional de Meio Ambiente como delegado nato entre os dias 07 e 10 de maio.

2008 – Construção do novo estúdio da Bicuda FM no bairro de Vaz Lobo

O ano de 2008, também será emblemático para a história do movimento ambientalista da Região da Leopoldina, pois foi publicada no Diário Oficial da União a autorização provisória de funcionamento da Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7. Esta autorização sob nº 000010/2008-RJ – ZYU204 contribui ao fortalecimento da mobilização social e interlocução com a sociedade civil. No dia 23 de abril de 2009, a Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 MHz inaugurou seu novo estúdio e reiniciou sua missão na busca pela promoção da educação ambiental, da democratização da comunicação e da cidadania.

2009 – Medalha Pedro Ernesto – Bicuda Ecológica concedida pelo vereador Eliomar Coelho, PSOL

A Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 MHz privilegia a música popular brasileira, busca a participação da comunidade na produção da programação e a melhoria da qualidade de vida da população. Uma das principais atribuições das rádios comunitárias é promover a comunicação entre os moradores do bairro. Como reconhecimento dos serviços prestados à sociedade civil a Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro entregou o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, no dia 21 de outubro de 2009, pelo comprometimento com a busca da cidadania e melhor qualidade de vida.

2010 – Debate sobre o Transcarioca, em Madureira

No mês de agosto de 2010, através da Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 com apoio do Jornal Bicuda Notícias, a Instituição mobilizou a sociedade civil local para discutir o corredor expresso, denominado Transcarioca (T5) que ligará a Barra da Tijuca a Penha. O encontrou foi realizado no Instituto de Educação Carmela Dutra, em Madureira, no dia 07 de agosto. Nessa reunião, os participantes deliberaram que a Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 poderiam ser um pólo receptivo de informações interessantes à comunidade atingida pela obra.

2010 – Moradora de Madureira falando das desapropriações

A partir do mês de setembro desse ano, a Bicuda Ecológica e a Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 se juntaram ao movimento cultural local de pessoas interessadas em preservar e promover o tombamento histórico do Cine Vaz Lobo, inaugurado em 1940 com 1.800 lugares. O cinema foi fechado em 1982 e está correndo risco de ser derrubado por estar no caminho do Corredor Transcarioca.

2010 -Mobilização na Praça do Carmo, Vila da Penha

No final do ano de 2010, a Bicuda Ecológica foi uma das Instituições convidadas a participar das discussões para implantação do Parque Municipal Urbano da Serra da Misericórdia (Decreto nº 33.280, de 16 de dezembro de 2010) com extensão de aproximadamente 290 hectares, englobando o Complexo do Alemão, Complexo da Penha e alcançando a Pedra Bicuda, em Vila Kosmos. É a primeira sinalização concreta do poder público municipal em utilizar boa parte da Serra da Misericórdia como área de lazer e preservação da Serra, desde que a sociedade civil organizada iniciou suas ações em defesa do Maciço da Serra da Misericórdia.

2011 – Presidente da Bicuda Ecológica recebe Moção

Em junho de 2011, a Bicuda foi lembrada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro por ocasião das comemorações da semana do meio ambiente. A Instituição recebeu uma Moção de Congratulação “pelo relevante trabalho na luta pela preservação e recuperação da região da Serra da Misericórdia” e outra Moção de Congratulações e Aplausos por “está comprometida com os direitos das futuras gerações, voltada para os grandes assuntos contemporâneos, que reocupam a humanidade e sua viabilidade. Apresenta um histórico pela mobilização da sociedade e sua capacitação, estimulando a cidadania socioambiental”.

2011 – Canja da Bicuda

No dia 07 de setembro de 2011, a Bicuda Ecológica e a Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 promoveram o Canja Musical Bicuda (Voz e Violão) para o lançamento oficial da transmissão da Rádio Bicuda na internet e da Rede Social Bicuda. A iniciativa teve como objetivo apresentar sua rede e fomentar debates sobre cultura, meio ambiente, democratização da comunicação e promoção da cidadania nesta página virtual. O evento foi prestigiado por ouvintes, amigos e muitos cantores, que deram uma canja durante o encontro.

2012 – Entrega de brindes às mães nas ruas de Vaz Lobo

Em 12 de maio de 2012, a Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 e a Bicuda Ecológica na expectativa de se aproximar cada vez dos ouvintes de Vaz Lobo, realizaram uma comemoração em homenagem às mães do bairro com sorteio de diversos brindes durante todo dia. A iniciativa contou com carro de som e sorteio ao vivo. No final do evento, teve um grande sorteio na Praça de Vaz Lobo.

2012 – Participantes da Caminhada no topo da Serra da Misericórdia

Em 03 de junho de 2012, em homenagem a Semana do Meio Ambiente, integrantes da Bicuda Ecológica convidaram os moradores dos bairros adjacentes a Serra da Misericórdia para fazer uma caminhada ecológica na Serra e conhecer melhor a região e sua bela paisagem. O evento teve a participação alguns grupos, além de moradores.

Enfim, em 11 de julho de 2012, a Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 recebeu a outorga definitiva, sendo publicado no Diário Oficial da União (DOU) – seção 1, nº 133, quarta-feira, dia 11 de agosto de 2012. Foram muitos anos, de insistência e articulação política. O movimento ambiental da Leopoldina, Zona Norte do Rio de Janeiro, teve uma importante vitória na luta em preservação e conservação da Serra da Misericórdia e na ,7defesa dos direitos humanos e da cidadania da população.

No dia 29 de outubro de 2012, a Rádio Comunitária Bicuda FM foi convidada a participar da mesa de debate Mídia, Multiculturalismo e Exclusão na Jornada da Comunicação 2012 na Universidade de Barra Mansa. Nesse evento, o coordenador Carlos Osório falou do histórico de resistência até o recebimento da outorga de funcionamento e os com-promissos com a população local e as dificuldades financeiras de um veículo de comunicação comunitário.

No mesmo mês, a Bicuda FM participou da campanha nacional de prevenção às chuvas coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Os programadores da Rádio foram mobilizados para ao vivo ou através de spot’s preventivos, evitar tragédias causadas pelas chuvas de verão. Essa campanha foi intensificada até o mês de abril de 2013. No término da iniciativa,  a Bicuda FM foi certificada pela ação de promoção da segurança e da vida.

2013 – Curso de radiojornalismo aos programadores

No mês de julho de 2013, a Rádio Bicuda com financiamento da organização não-governamental Brazil Foudation adquiriu novos equipamentos para dar mais qualidade à transmissão da Bicuda FM e também foi construído um estúdio mais moderno. Em contra-partida, a Emissora produz o bloco Frequência Ecológica, onde fala de questões ambientais voltadas principalmente ao ambiente urbano. Esse projeto tem como suporte em um blog blog onde internautas e comunicadores de rádios comunitárias e livres podem baixar os spot’s educativos para reproduzi-los.

2014 – Cobertura do carnaval na Intendente Magalhães, em Campinho

Em novembro, a Rádio Bicuda FM 98,7 em parceria com a organização não-governamental Jequitibá fez um curso de formação de rádio jornalismo, edição de áudio, produção e locução aos comunicadores da Bicuda FM. Além da formação dos comunicadores, o projeto possibilitou a aquisição de equipamentos profissionais para equipe de reportagem da Emissora.

A Bicuda FM lançou o “Carnaval do Povão 2014 é na Bicuda FM”. Com isso, a Rádio mostrou mais uma vez a vontade de divulgar as manifestações culturais da região, cobrindo os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso B, C e D, de 02 a 04 de março, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Esta iniciativa contou com o apoio das Cervejarias Itaipava, Cristal e Petra. A receptividade dos membros das agremiações foi o ponto forte da presença da Equipe da Bicuda FM na cobertura, já que era a única prestigiando o evento.

Rádio Bicuda FM

Nos anos subsequentes, a Rádio Bicuda FM passou por situações difíceis de ordem econômica, às quais traduzem o cenário atual do país. Diante dessa dura realidade a Rádio Bicuda FM viu-se obrigada a encerrar suas atividades em dezembro de 2017.
Houve grande insatisfação e pesar entre os assíduos ouvintes e a então Direção, buscou uma maneira de resgatar esse importante veículo de comunicação comunitário que através de lutas históricas anteriormente relatadas, trouxe às comunidades do entorno memoráveis aquisições e resgates, na área social, mas principalmente no que diz respeito às questões relativas ao meio ambiente.
Seis meses após, a Rádio Bicuda FM é reaberta e retoma suas atividades em prol da comunidade, já sob nova direção. Alguns locutores antigos são convidados, assim como outros solicitam realizar o trabalho voluntariado.
Muitas dificuldades iniciais. Contudo, não nos afastamos do propósito de resgatar o tempo perdido. Então, procuramos nossa primeira parceria através do contato com o Lions Clube do Brasil – entidade filantrópica que presta serviços à comunidade. Depois de algumas reuniões e uma visita ao estúdio da Bicuda, o Lions Clube do Brasil, acompanhando o trabalho da Bicuda Ecológica resolveu agraciá-la com o prêmio Comunicação 2018/2019 de melhor Rádio Comunitária do Rio de Janeiro. Através dessa parceria foi possível abraçar outra instituição carente INACRE – Instituição de Apoio à Criança Especial, que ajuda crianças com paralisia cerebral e microcefalia. Depois disso, iniciamos várias campanhas que foram amplamente divulgadas com a finalidade de despertar novamente em todos, ouvintes e voluntários o sentimento de solidariedade e acolhimento, que traduz nossa identidade. Organizamos uma grande confraternização de final de ano, com a transmissão ao vivo de um programa coletivo envolvendo todos os locutores da Bicuda. Implantamos algumas ações educativas com o objetivo de propiciar um ambiente integrativo e participativo no qual relações interpessoais harmoniosas pudessem produzir, através da mudança de cultura, um processo coletivo de busca da qualidade envolvendo o resultado de nosso trabalho.
Campanhas como a criação um calendário anual educativo, contendo atividades voltadas para sustentabilidade e meio ambiente para divulgação ao longo da programação.
Campanha de tampinhas de garrafas “pet” e lacres de latinhas com a finalidade de ajudar às crianças portadoras de paralisia cerebral e microcefalia. Os materiais servem como base de troca em cadeiras de rodas e brinquedos terapêuticos que auxiliam nos movimentos de coordenação motora de crianças em reabilitação.
Em fevereiro de 2019, com as fortes chuvas que acometeram o Rio de janeiro, a Rádio Bicuda FM sofreu as conseqüências tendo a estrutura do seu telhado desabado e seu equipamento avariado. Fizemos um multirão para a reconstrução do mesmo.
Através de permutas conseguimos profissionais para a recuperação do telhado e pintura nas paredes. Nossos parceiros do Lions clube do Brasil, consternados com a situação, doaram materiais para a pintura e melhoria da estética depois dos consertos estruturais.
Uma parceria com o Centro de Reabilitação Infantil Albano Reis, em março de 2019, levou profissionais da Psicologia a iniciar cursos livres. Dentro do mesmo projeto criamos uma Feirinha de Talentos, envolvendo artesãos e vendedores em geral, interagindo com a comunidade local. A rádio Bicuda FM fez toda a divulgação do evento.
A rádio Bicuda FM segue ampliando sua equipe e criando possibilidades de integração com a comunidade através da busca de novas parcerias para seu trabalho social.
Em março de 2019 a Rádio Bicuda FM, através do Projeto Jovens Comunicadores, abre inscrições para o Curso de Locução e Operação de Áudio. A primeira turma foi formada por locutores da própria Bicuda. O referido Projeto busca capacitar, ampliar e estimular o desejo dos envolvidos de abraçar o ofício de comunicadores comunitários, trabalhando em prol dos interesses das comunidades locais.


PROJETOS

  • Capacitação em radiojornalismo
  • 2013 – Curso de radiojornalismo aos programadores
2013 – Curso de radiojornalismo aos programadores

Capacitação em técnicas de radiojornalismo aos comunicadores, estudantes de jornalismo e profissionais de comunicação social em parceria com a ONG Jequitibá. Neste projeto dois jornalistas suíços ensinam e reciclam técnicas profissionais com vários módulos de formação. A iniciativa também fornece equipamentos para estruturar a Bicuda FM.

Educação Ambiental através das ondas da Bicuda FM

Promover educação ambiental através das ondas da Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7. Esse é o principal objetivo do Programa Frequência Ecológica, uma parceria da Rádio Bicuda FM 98,7 com a Brazil Foundation. Neste programa, questões ambientais são apresentadas em forma de spot’s educativos ao longo da programação da Bicuda FM às quintas-feiras e reprisado no domingo seguinte. Depois, esse material radiofônico juntamente com diversos documentos ambientais, ficará disponível no blog Frequência Ecológica para consulta e download. Com essa parceria, a diretoria da instituição adquiriu novos equipamentos e reformou o estúdio da Rádio.

  • Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 
2000 – Sandra de Sá na Bicuda FM

Promover a educação ambiental, a democratização da comunicação e as expressões culturais da Zona Norte. São esses os objetivos da Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 MHz, o veículo de comunicação da ONG Bicuda Ecológica.Situada no bairro de Vaz Lobo, sua transmissão alcança parte de Madureira, Irajá, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos, Colégio, Rocha Miranda, Guadalupe, Oswaldo Cruz, Campinho e Thomaz Coelho

  • Jornal Bicuda Notícias
1999 – Distribuição do Jornal Bicuda Notícias

Periódico bimestral de comunicação comunitária com prioridade para assuntos da região e de educação sócio-ambiental. Este projeto busca integrar jovens da comunidade na produção de um meio impresso – o Jornal Bicuda Notícias – na expectativa de fomentar debates sobre a necessidade de conservar o meio ambiente para se obter uma melhor qualidade de vida aos moradores da região.

  • Ecofeiras (2002, 2003 e 2004)

Nestes eventos, realizados na Praça Comendador Manuel Gomes, em frente ao Clube Casa de Viseu, a Entidade tem o objetivo de inserir a questão da Serra da Misericórdia na discussão sobre a qualidade de vida da população da zona da Leopoldina, dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

2002 – 1ª Ecofeira na Vila da Penha, Rio de Janeiro

Entre os diversos objetivos e benefícios trazidos pela iniciativa, destacam-se: a divulgação da existência da Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU) da Serra da Misericórdia (Decreto nº 19.144/2000 – Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de 16/11/2000), apresentar à sociedade local trabalhos e atividades de ONG’s e entidades governamentais que atuem na área de meio ambiente, fazer com que a temática do meio ambiente seja colocada na agenda cotidiana da população e, por fim, trazer atividades de lazer e cultura para uma praça do subúrbio d município do Rio de Janeiro.

Os trabalhos das ONG’s, de indivíduos, escolas e entidades governamentais ficam expostos em barracas ou tendas no entorno da Praça para serem visitados pela comunidade. São distribuídos materiais informativos sobre meio ambiente e qualidade de vida, além de mudas nativas de Mata Atlântica doadas pela Fundação Parques e Jardins da Prefeitura do Rio de Janeiro.

  • Escola de Informática

Oferecer à juventude oportunidades de familiarização e aprofundamento na utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, ou seja, proporcionar a inclusão digital para a comunidade. Foi com este objetivo que a Bicuda Ecológica implantou o Espaço Jovem Bicuda Ecológica em 14 de fevereiro de 2003. Nele, os jovens frequentavam espaços comunitários com computadores e acesso à Internet, tudo gratuito.

2002 – Espaço Jovem Internet Gratuita

O programa consistia na parceria para o desenvolvimento solidário. Com esse tele centro voltado para juventude, eles se ambientam para trocar e solucionar coletivamente problemas comuns à juventude brasileira. Com seis computadores, dois estagiários e conexão banda larga, o projeto leva conhecimento e informação à população jovem, utilizando a Internet como instrumento para cidadania ativa. No Espaço Jovem Bicuda Ecológica, a juventude tem um espaço para discutir seus problemas, fazer pesquisa para escola, criar seu correio eletrônico, procurar emprego, ler revistas ou jornais pelos quais não pode pagar.

O Projeto foi uma parceria com a ONG Comunitas, que desenvolve o Projeto Rede Jovem, no qual cedia os computadores, periféricos e pagava os estagiários durante os seis primeiros meses. A mantenedora, Bicuda Ecológica, garantia o espaço para a realização do Projeto, além de arcar com os custos com: energia elétrica, conexão banda larga e mão-de-obra para manutenção da rede e dos microcomputadores.

  • Cidadania (EIcológica)

Oferecer à juventude oportunidades de familiarização e aprofundamento na utilização de novas tecnologias de comunicação e informação,  proporcionar inclusão digital.

As Escolas de Informática e Cidadania (EICs) são espaços informais de ensino criados por meio de uma parceria entre o Centro de Democratização de Informática (CDI) e organizações comunitárias ou movimentos associativos, tais como: centros comunitários, entidades de classe, grupos religiosos, associações de moradores, entre outros.

2002 – Projeto CDI

As EICs seguem uma proposta Político-Pedagógica desenvolvida pelo CDI que está baseada na Pedagogia de Projetos. A Proposta procura disseminar junto às comunidades beneficiadas, o ensino técnico aliado a temas da realidade local, possibilitando a inclusão digital no contexto e linguagem regional de uma comunidade.  Para cada ferramenta computacional é elaborado um projeto que envolve um processo de reflexão / ação. Utilizando a linguagem digital como meio, o conteúdo didático fomenta a construção da cidadania, através de discussões envolvendo temas como os direitos humanos, sexualidade, não-violência, ecologia e saúde. Esse projeto foi realizado na Bicuda Ecológica entre os anos de 2003 e 2004.

  • Ponto Com Saúde

Programa de rádio e palestra sobre a prevenção de DST/Aids. Projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (2001 – 2005). Surgiu como desdobramento do Núcleo de Comunicação e Saúde da Rádio Bicuda, que tinha um trabalho sistemático de formação e capacitação de comunicadores para trabalhar os temas da saúde, inclusive os das dst/aids no rádio desde 2001. O Projeto Ponto Com Saúde tem como proposta ser uma agência de rádio facilitadora de ações de comunicação e saúde, através de uma ação pedagógica que são as oficinas e de produção de materiais de apoio. Estes são produzidos em áudio e escrito para que os comunicadores de rádios comunitárias possam trabalhar os temas de saúde nos programas. Esse material radiofônico é elaborado para que o comunicador possa utilizá-lo na sua voz, seu tempo e ritmo.

2002 – Comissão de africanos visitando e participando do Programa Ponto Com Saúde.

Financiado pelo Ministério da Saúde, Coordenação Nacional de Prevenção de DST/AIDS e da UNESCO, a Agência visa municiar comunicadores de rádios comunitárias com materiais sobre saúde. Além disso,  o Projeto Ponto Com Saúde tem uma página na Internet (www.pontocomsaude.com.br), que está sendo alimentada com textos teóricos, com materiais em áudio e também terá um espaço disponibilizado para divulgação de novos projetos. Esses produtos estão sendo oferecidos as rádios comunitárias de todo Brasil, objetivando contribuir para que sejam usados em novos projetos de intervenção, ou seja, de novos programas de comunicação e saúde.

As produções são geradas a partir de gravações de encontros, plenárias, assembleias, atos públicos, seminários, oficinas e fóruns de saúde organizados pela sociedade civil. O Fórum de ONG/AIDS do Rio de Janeiro, Fórum de Profissionais do Sexo, que também trata de questões de saúde, e Fórum de ONG e Tuberculose são exemplos desse processo. O Ponto Com Saúde acompanha as atividades do Conselho Distrital de Saúde, os encontros estaduais e municipais de aids, os encontros e seminários de capacitação realizados por várias organizações que promovem o controle social de saúde e a prevenção às dst/aids.

  • Gaia Não Pode Esperar –

Projeto de formação ambiental e social onde alunos de escolas públicas da região tinham aula de educação ambiental na Serra da Misericórdia (2001).

2002 – Projeto Gaia com alunos da Escola Municipal Cecília Meireles

Com um histórico de proximidade com a comunidade e com as escolas da Vila da Penha, a Bicuda Ecológica desenvolveu um projeto de educação ambiental – Gaia Não Pode Esperar – para ser executado no ano de 2001. Ela tinha como meta consolidar um trabalho sistemático de educação ambiental entre os jovens estudantes das escolas públicas no entorno da Serra. Nesse processo, professores e membros do Conselho Escola Comunidade da Escola Municipal Cecília Meireles foram parceiros indispensáveis.

A juventude por ser mais aberta aos problemas atuais, pela grande potencialidade de ser formador de opinião e pela disponibilidade para luta de forma transparente foi escolhida como principal alvo. Ela precisa ser formada e informada quanto à importância da preservação ambiental. O Projeto Gaia Não Pode Esperar tinha como objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes da correlação do homem com o meio ambiente, da necessidade de preservação da natureza e de suas variadas formas de vida. Ele tinha como meta criar meios para que se desenvolva na sociedade local pessoas que rejeitem a violência em todas as suas formas: social, econômica e política. Nele, os educadores estimularam a criação de um grupo ecológico mirim de observadores e defensores da Serra da Misericórdia, visando à implantação de um futuro parque ecológico na região – Parque Municipal Jardim do Carmo. E por fim, despertar a população local para a questão ambiental, objetivando implantar a agenda 21 na região

  • Caminhadas Ecológicas na Serra da Misericórdia
1996 – Posse simbólica da Pedra Bicuda

Alunos da Escola Municipal Cecília Meireles em conjunto com moradores da Praça Vitor de Oliveira – Vila da Penha, Rio de Janeiro – e adjacências fizeram uma caminhada na Serra da Misericórdia para manifestar preocupação com a degradação do ecossistema da região em cinco de junho de 1995. Chegando à Pedra Bicuda, assinaram um manifesto pela preservação e reflorestamento da Serra para ser encaminhada ao então secretário municipal de meio ambiente Alfredo Sirkis.

As caminhadas passaram a representar não só um passeio ecológico em que se aprendia educação ambiental. Pessoas de diversas idades descobriram uma região de lazer bem pertinho de casa. O final das caminhadas é na Pedra Bicuda com sua vista privilegiada para Baía de Guanabara e o Aeroporto Tom Jobim (Galeão).


Dados Institucionais

Morador escalando a Pedra Bicuda, em Vila Kosmos, Rio de Janeiro
  • Nome: Bicuda – Associação em Defesa da Qualidade de Vida, do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico, Cultural
  • Endereço da Sede: Avenida Ministro Edgard Romero, 896, sala 303, Vaz Lobo, Rio de Janeiro / RJ, CEP: 21.361-140
  • CNPJ: 02.763.172/0001-42
  • Inscrição Municipal: 0468710-8
  • Outorga de Autorização de Difusão de Serviço de Radiodifusão Comunitária:nº 002/2013, de 05 de março de 2013 – Prefixo nº ZYU 204
  • Página Virtual: http://www.bicuda.org.br
  • Endereço Eletrônico: bicuda@bicuda.org.br
  • Telefones para Contato:(21) 97575-0824

DIRETORIA

  • Presidente: Evandro Gomes
  • Vice Presidente: Sônia Borges

https://bicudaecologica.wordpress.com/