Como funciona o cérebro do adolescente?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência abrange  dos 10 aos 19 anos, e é marcada por um processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Segundo John Keates a adolescência é uma fase em que a “alma” está fermentando personalidade indecisa, vida incerta.

Quem já ouviu falar que o grande vilão desta fase soa os hormônios? Sim, são, mas não são os principais, o grande vilão mesmo acontece no cérebro, pois o mesmo está no processo de transformação e amadurecimento. Vulnerabilidade, inconstância no humor, emoções intensas, as vezes agressividades, ousadia, busca continua de novas emoções entre outros são alguns fatos que o adolescente vive, em função do amadurecimento do cérebro que só acontece por volta dos 25 anos.

É isso mesmo mamães e papais, existe um processo fisiológico que justifica muitas atitudes  dos nossos filhos nesta fase, que é claro, não podemos simplesmente abstrair do nosso papel de formadores, com autoridade, limites e escuta, mas entendendo o que acontece para saber como agir. Ficará mais fácil passar por esta fase.

Duas áreas no cérebro são responsáveis pelas mudanças enfrentadas pelos adolescentes: Sistema Límbico e o Córtex pre-frontal. O Límbico é a estrutura mais importante para a memória(hipocampo) e está bem próximo das amígdalas, uma outra estrutura que ajuda a produzir emoções. Conhecida como o cérebro emocional. Ele é responsável pelas respostas emocionais, comportamento e a memória. Já o córtex pré-frontal, é a última camada do cérebro a amadurecer.

Responsável pelo pensamento crítico, tomada de decisões, autocontrole, planejamento, atenção organizada, controle das emoções que envolvem riscos e impulsos, empatia e resolução de problemas. Os adolescentes usam as amígdalas para as tomadas de decisões e resolução de problemas, visto que o córtex pré-frontal, só vai estar pronto por volta dos 25 anos.

Como tudo na vida, existe o processo do amadurecimento. Deixo aqui para vocês refletirem, se a área do cérebro responsável por tomar as decisões de forma assertiva só amadurece por volta dos 25 anos, e os adolescentes usam a área  que é responsável pelas emoções, entendemos que as atitudes “ousadas”, viverem de forma desafiadora, perigosa, está bem dentro daquilo que fisiologicamente falando, está ocorrendo em seu organismo, certo?

Desta forma te convido a ter mais empatia e escuta com eles, acolhendo mais, e com isso atraindo os para vocês, enquanto pais e cuidadores. Me acompanhe por aqui, pois ainda tenho muito para te dizer deste processo de amadurecimento cerebral e de outras fases do adolescente, você verá que ficará muito mais fácil para vocês (pais) e para eles passarem por esta fase sem grandes traumas.

Solange Cardão – Enfermeira – Coach e Mentora de pais de adolescentes. Facilitadora de Roda de Conversas

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *