Fundo de Quintal e Arruda se apresentam neste sábado (30), no Casarão do Firmino

Participação especial de Aninha Felipe, Abertura com a Roda de Samba do Rangell e Batucada e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann


Neste sábado (30) a partir das 18h, tem show do Grupo Fundo De Quintal e Grupo Arruda no Casarão do Firmino, que fica na ruada relação – 19, com aquele esquema que você já conhece. Vocêpaga um valor colaborativo, na maior casa de samba do centro do Rio. E uma dica: Cheguem cedo porque a casa lota, pois a procura pelo evento é muito grande, com chopp grátis de 18h às 19h30 e você não vai ficar de fora né?! Te esperamos!
Abertura do evento com a Roda de Samba do Rangell e Batucada e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann animando a galera! Ah, e teremos participação especial da cantora mineira Aninha Felipe.

 Fundo DE QUINTAL é a melhor tradução da frase: “Aconselho a você, que seja sambista também”.  Parafraseando Dorival Caymmi, Quem não conhece o Fundo de Quintal, ‘bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé.’ a verdade é que o Fundo de Quintal é o grupo de samba brasileiro mais antigo em atividade até os dias de hoje. Formado no Rio de Janeiro na década de 1970, surgiu apartir das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, agremiação criada por Bira Presidente, Ubirany e Serena em 1961.

De lá para cá, o Fundo de Quintal tornou-se uma das maiores referências do gênero, em especial no pagode. Em 2021, o grupo Fundo Quintal completou 45 anos de carreira. Além de muitas sambas e histórias que trazem na bagagem, para comemorar o aniversário, foi gravado a show de aniversário no Parque de Madureira, no dia 21 de novembro.

Essa celebração contou com as participações especiais de Xande de Pilares, Diogo Nogueira,Bom Gosto entre outros. A direção musical foi de André Renato,direção do DVD de Anselmo Troncoso, o Rei das lives, e a produção executiva e realização da X Entretenimento. Generosidade musical é o segredo para a longevidade do grupo,todo sambista é um pouco Fundo de Quintal, afinal, são 45 anos de sucesso na Música Popular Brasileira. Não é à toa que o grupo é reconhecidamente o mais premiado e respeitado da história. O grupo é, orgulhosamente, o berço de bambas como Jorge Aragão,  Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Cleber Augusto, Maria Sérgio,  Ronaldinho, Ubirany,  entre vários outros nomes da música popular brasileira. Verdadeiros padrinhos das gerações de atuais e futuros sambistas. O tempero desta receita é a assinatura inconfundível do Fundo.

Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvi samba da mais alta qualidade. Na internet, o grupo se mantém muito bem com mais de 154 milhões de visualizações em seu canal do YouTube, além de mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spopify.    No palco, Bira Presidente, que além de exímio pandeirista, é dono absoluto do samba no pé, junto com Sereno, que além de cantor e compositor é o inventor do tantã. Ademir Batera, também conhecido como baterista Sorriso, Marcelo Alexandre e Junior Itaguaí, completam o Grupo Fundo de Quintal. Uma verdadeira união de sambistas, cada um com uma personalidade própria e independente que, juntos no palco, formam a principal referência do gênero.   


O samba comemora! Com mais de 15 anos de carreira, o grupo Arruda passeia por clássicos do samba e músicas autorais. Representante do autêntico gênero, suas referências são Fundo de Quintal, Cartola, João Nogueira, Clara Nunes e Roberto Ribeiro, mas também admira o samba de roda da Bahia, explorando bem a baianidade de Caetano, Gerônimo e Roque Ferreira. O grupo adora o lado místico e religioso dos afrosambas, e tenta incutir em sua identidade uma mistura do que há de melhor em nossa música popular. O grupo contará em sua apresentação com a participação especial da cantora mineira Aninha Felipe.


Sobre a Casa, um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros. O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.


“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.


Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela -, atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.
 VinnySanta Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.

SERVIÇO
Shows com os Grupos Fundo de Quintal e Arruda, participação especial da cantora mineira Aninha Felipe e Abertura com o Samba do Rangell e Batucada. Nos intervalos a DJ Nicolle Neumann.
DATA: 30 deMARÇO, SÁBADO
LOCAL: Rua da Relação, 19, naLapa
HORÁRIO: A partir as 18h
ENTRADA COLABORATIVA

Classificação: 18 anos

Mais Informações: 21 99926-5295  

Enildo do Rosário( Viola)
Assessoria de Imprensa e Divulgação.
Celular: 97042-3109/97042-3110
e-mail:violaassessordeimprensa@gmail.com
Twitter:www.twitter.com/violaassessor
Facebook: Viola Assessor De ImprensaFacebook: Enildo do RosárioFacebook: Enildo ViolaWatsapp: 97042-3109Instagram:violaassessor

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *