DIA MUNDIAL DO PÃO

O dia de hoje, 16 de outubro se comemora o DIA MUNDIAL DO PÃO. O pão é um dos alimentos mais antigos do mundo, por compor os cafés das manhãs mundialmente.

A data foi instituída em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros, mesmo possuindo variedades disponíveis, a receita original continua a mesa: uma combinação de farinha, água, sal e fermento, acrescida com grãos, temperos, embutidos, carnes, queijos, legumes, verduras, cremes, chocolate e frutas, enriquecendo ainda mais o sabor natural da massa do pão.

Segundo historiadores, os primeiros pães eram realizados com mistura de cereais e água, quando colocada sobre uma pedra quente, transformava-se em uma espécie de massa densa e saborosa. Apesar de ainda não ser conhecido como pão, a “coisa” era gostosa e saciava a fome em dias de caça fraca. Tudo isso ocorreu há cerca de 6 mil anos e teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque.
Ressaltamos que o Egito antigo foi o berço do pão moderno. Escavando ruínas egípcias os arqueologistas encontraram pedras primitivas usadas para moer grãos e câmaras para cozimento.

 Os pesquisadores afirmam que o primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso pelos egípcios, a partir dos restos de massa deixados num recipiente de um dia para o outro. Isso ocorre porque se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) deixada ao ar, vai naturalmente fermentar

Por causa das condições de temperatura e umidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por fermentar. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou massa velha.

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

14 comentários

  1. bom dia,bela matéria, quem não gosta de um pãozinho né,?que DEUS abençoe o nosso pãozinho de cada dia!

  2. Muito boa reportagem, está de parabéns o Léo Cruz, curiosidades sobre s historia deste alimento milenar que tanto alimenta e alimentou a humanidade desde a época de Cristo! Devo confessar que sou amante de pão, e não precisa muita coisa, me delicio até com um simples pão com pão e mio no meio kkkk amo demais. Iracema

  3. Gostei bastante da matéria.
    Uns dos alimentos que mais está presente na mesa do Brasileiro, que não gosta de pão?
    Deu até vontade de comer um pãozinho com manteiga 😅
    Parabéns Léo Cruz 👏🏿

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *