Autoconhecimento e Psicoterapia: O que tem a ver?

Por: Sonia Borges
A psicoterapia é o caminho para a qualidade de vida e o autoconhecimento (Foto/Divulgação)

O autoconhecimento seria a maneira de compreender nossas emoções, sentimentos, pensamentos, ações e atitudes cotidianas. Somente com o conhecimento de nós mesmos podemos controlar alguns comportamentos e evitar alguns desconfortos.

O resultado disso é a elevação da autoestima, confiança, segurança, e qualidade de vida. Para tanto é preciso investir em nós mesmos, nos questionando, refletindo sobre a nossa história, ou seja, focando na auto apropriação. A busca pelo autoconhecimento requer coragem e investimento psicológico. Olhar para si mesmo nem sempre é fácil e vai além da própria imagem diante do espelho e pode trazer sofrimento e dor essa tomada de consciência. Somos resistentes a ter um contato com conteúdos estranhos e que tentamos esconder dos outros e de nós mesmos. Quando isso acontece ocorrem os sintomas. Mas o que são os sintomas? É quando as emoções retidas ou palavras não ditas escorrem pelos olhos ou aparecem em forma de adoecimento no corpo.
Contudo, a terapia é a melhor maneira de se autoconhecer. O profissional da psicologia, com sua escuta qualificada ajudará na apropriação de sua história, bem como na compreensão de suas atitudes e sentimentos. Resultando na reflexão de seus pensamentos e questionamentos de si e suas ações. A terapia traz à consciência o entendimento e compreensão de nós mesmos. Questões como rejeição na infância ou padrões limitantes de comportamentos herdados de familiares escondidos no inconsciente virão à tona através da terapia levando-nos a desenvolver o auto respeito, afinar as habilidades e melhorar os relacionamentos interpessoais reconhecendo e sabendo lidar com as adversidades.
Dados da OMS – Organização Mundial de Saúde fundada em 1948 mostram que quase ¼ da população brasileira possui algum transtorno da ansiedade. Por outro lado, o número de brasileiros acometidos com depressão chega a quase 6% em toda a população. Nesse sentido a psicoterapia é ferramenta certa para compreender quais os gatilhos que podem gerar mal estar e problemas emocionais e combatê-los com maior eficácia.

E aí curtiu?
Meu nome é Sônia Borges, sou psicóloga clínica e meu telefone é : 21 97308 -8108

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *