INSTITUTO SOL REALIZA MAIS UMA CAMPANHA DO TRABALHA RIO

Na ultima quinta feira (30), foi realizado no Instituto Sol, em Bento Ribeiro, a ação social do Trabalha Rio organizada pela prefeitura. Cerca de quarenta pessoas passaram por lá em busca de uma oportunidade de emprego. Tanto famílias cadastradas no projeto do cozinha carioca, quanto moradores da região e adjacências estiveram presente.

As vagas oferecidas abrangiam tanto aos jovens em busca do primeiro emprego com o cargo de jovem aprendiz, a extras de natal e vagas em setores específicos. Não é a primeira vez que a ação do Trabalha Rio é realizada no Instituto Sol, mas dessa vez menos pessoas apareceram para se candidatar.

A auxiliar de cozinha Áurea Cristina está desempregada a dois anos. Ela chegou às 06:50h para ação social e ficou na fila junto de outras pessoas que já aguardavam. Ela não conhecia o projeto do Instituto, mas disse estar grata pelas portas abertas: “Eu não conhecia o espaço e nem sabia dos projetos que eles fazem, vim indicada pela minha filha e fui comunicando a outras pessoas que haveria um evento com vagas de empregos aqui.” relatou ela. Dona Áurea tem 57 anos e tem dúvidas se de fato terá oportunidade em alguma vaga, pois muitas empresas não a contratam por conta da idade. Mesmo assim, sempre que aparecem ações como essa ela se candidata, na esperança de que em algum momento a oportunidade bata a porta.

O Instituto Sol existe há 20 anos e tem o intuito de ajudar famílias em vulnerabilidade social. Além do projeto cozinha carioca, que fornece marmitas prontas a centenas de moradores da região, mensalmente eles realizam eventos e ações para a comunidade, com tematicas especificas como por exemplo o novembro azul, realizado no dia 29 de novembro.

A presidente e idealizadora da ONG Carla Aniceto descreve estar feliz ajudando tantas pessoas, mas não realizada: “Ainda não conseguimos executar tudo que planejamos, por falta de verba. Mas fico muito satisfeita em saber que podemos abraçar essas famílias que estão em vulnerabilidade”, relata ela.

Existe uma proposta de ampliação do projeto cozinha carioca em 2024, pois o Instituto Sol se tornou pequeno para tantas pessoas em busca de refeição. A possibilidade é que sejam abertas mais cozinhas próximo a região, abrangendo outros bairros para que mais pessoas possam ser supridas.

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *