Nos dias 13 e 14 de setembro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, promoveu a Segunda Semana do Rádio, evento anual que tem como objetivo celebrar a história do veículo e discutir a sua importância e resiliência, desde o surgimento há um século.
A Rádio Bicuda, através do seu presidente Evandro Gomes, esteve presente no evento que contou com a presença de outros radialistas como Ismael Lopes, presidente fundador da Rádio Novos Rumos, considerada a primeira rádio comunitária do Brasil e Carlos Osório, ex-presidente da Bicuda.
A participação de Gomes foi no dia 13 de setembro, na mesa de debates que abordou o tema: Inclusão: o papel e a importância das rádios comunitárias. Entre os assuntos abordados estão a democratização da informação, a prestação de serviços à comunidade onde as Radcom têm alcance, o processo de regulamentação e licenciamento, bem como os desafios técnicos e financeiros para se manter uma emissora comunitária.
Evandro destacou que as rádios comunitárias exercem um importante papel na profissionalização daqueles que se interessam pela carreira na radiodifusão, e em paralelo, ainda ensina técnicas de venda na busca pelo apoio cultural, um dos meios de sobrevivência das Radcom.
“Por exemplo, ele quer ter uma experiência de rádio. Ele vai aprender uma profissão como radialista e também, ao mesmo tempo, aprende uma profissão como vendedor. Por que ele vai chegar no empresário, no cliente, conversar e vai aprender a fazer a venda do produto, da rádio, e vai aprender a profissão de radialista.” – explicou.
A Segunda Semana do Rádio na Uerj, está disponível em formato de Podcast no canal do YouTube da TV UERJ. Lá, você pode conferir tudo o que rolou nos dois dias de evento e saber mais sobre a participação da Rádio Bicuda.
Dia 13/09/23
Dia 14/09/23
Texto : Cristina Lameira e Daniel B. Luz
Fotos: Daniel B. Luz