No último dia 26 de setembro, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, na Sala Cecília Meireles, localizada no Centro do RJ. O evento contou com várias personalidades da música, entidades religiosas e civis que se destacaram durante o ano e contribuiram com a disseminação da Cultura Preta, como: Sandra de Sá, Toni Garrido, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Bucheca, Milton Cunha, Ygor Marçal, Juliana Alves, Mart’Nalia e entre outros.
A Presidente Nacional do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Suêd Haidar Nogueira, primeira mulher a fundar um Partido que dar voz e vez, a todas que desejam falar e defender os seus direitos, começou a dividir a história de seu avô e depois a sua como quilombola, preta, ex-faxineira, mulher guerreira e determinada.
Nesta 3. Edição, o Prêmio cultuou as tradições afro-brasileira e para a idealizadora do evento Paula Tanga, foi importante explorar também temas que considerou místicos e profundos, como o sagrado feminino e a visão da criação do mundo através da lente da Cultura Yoruba.
A palavra “Ubuntu” significa “eu sou o que sou pelo que nós somos”!
Crédito das fotos: @jaa_assessoria_de_imprensa