Conheça a história de Gabriela Arruda: Uma Jovem que Transforma Ingredientes em Oportunidades e Esperança
Na movimentada Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro, a Cozinha Comunitária Bicuda no Prato do programar Prato Feito Carioca, se destacam.como um ponto de transformação social, onde histórias de superação se entrelaçam com o aroma de refeições nutritivas. Entre seus membros, brilha a história de Gabriela Silva Arruda, ou Gabi, como é carinhosamente chamada, uma cozinheira de 34 anos que encontrou na cozinha comunitária um novo propósito de vida.
Mãe de três filhos e moradora da comunidade do Para Pedro, Gabi trilhou um caminho de desafios até encontrar seu lugar na Bicuda no Prato. Após dedicar nove anos de sua vida a uma creche, precisou se afastar para cuidar de sua família, enfrentando o desemprego. Foi ao buscar apoio no programa Prato Feito que sua vida tomou um novo rumo.
“Me cadastrei para receber alimentação aqui no Prato Feito e foi a partir daí que eu conheci o pessoal da ONG”, conta Gabi, com um sorriso que ilumina o ambiente. A oportunidade de trabalhar na cozinha comunitária não apenas proporcionou uma melhora em sua renda, garantindo uma alimentação mais saudável para seus filhos, mas também reacendeu um antigo sonho: o de concluir os estudos e cursar pedagogia.
“Hoje melhorou minha renda, consigo dar um suporte, uma alimentação melhor para os meus filhos. E a alimentação aqui do prato feito é saudável, tem frutas, legumes, isso é muito benéfico, não só para mim, como para as crianças também”, relata Gabi, com orgulho.
Com planos de retomar os estudos ainda este ano, Gabi vislumbra um futuro promissor.
“Meu objetivo é terminar os estudos. E quem sabe, né, eu vou ter uma oportunidade de faculdade, fazer pedagogia, que é o que eu gosto de fazer. E aqui eu vou ter mais oportunidade, né, mais portas abertas”, afirma, com entusiasmo.
O programa prato feito Carioca, mais do que um local de preparo de alimentos, se tornou um espaço de acolhimento e oportunidades, onde pessoas como Gabi encontram apoio para transformar suas vidas. Sua história é um exemplo inspirador de como a união e a solidariedade podem construir um futuro melhor para toda a comunidade.
