Evento “Eu Escolho Acolher” Promove Apoio às Mães Atípicas em Rocha Miranda

Na última segunda-feira, ( 29) o bairro de Rocha Miranda , localizado na Zona Norte do Rio, foi palco do evento “Eu Escolho Acolher”. A iniciativa teve como objetivo, oferecer acolhimento e apoio às mães atípicas. O evento contou com a presença de mães de crianças com deficiência (PCDs), termo que abrange deficiências mentais, físicas, sensoriais ou intelectuais, sejam de nascença ou adquiridas após doença ou acidente, além de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento contou com a participação da ONG UNIR (União para Integração e Realização) de Rocha Miranda, que tem como missão a defesa dos valores sociais. Psicólogos, assistentes sociais e membros da coordenação da ONG estiveram presentes para oferecer informações e acolhimento às famílias.

Além do suporte emocional, o evento ofereceu diversos serviços estéticos gratuitos, incluindo design de sobrancelhas, manicure e cabeleireiros, com o intuito de elevar a autoestima das mães, que muitas vezes não têm tempo para cuidar de si devido às demandas com seus filhos. O clima do evento era de alegria e entusiasmo, reforçado pelo espírito de cooperação da equipe organizadora, que preparou várias surpresas para as mães e seus filhos.

A programação incluiu atividades recreativas para as crianças, como pintura facial, brincadeiras no pula-pula e na casa de bonecas. Durante todo o evento, os voluntários e organizadores serviram coffee break, lanches e refrigerantes.

Isabelle Monteiro, uma das coordenadoras do evento e mãe atípica, compartilhou sua emoção: _“Realizar esse evento é um sonho concretizado. Estamos aqui não só para receber as crianças autistas, mas para acolher em todos os aspectos as mães. As mães estão se sentindo abraçadas, acolhidas, e isso é um tratamento. Dizer para elas que elas têm que se tratar e ficar maravilhosas, lindas! Isso nos traz uma alegria imensa!”_

Sônia Borges, da Rádio Bicuda FM, esteve presente e entrevistou Isabelle Monteiro, que também é mãe de Samuel, um jovem de 12 anos que está dentro do Espectro Autista. Isabelle destacou a importância do acolhimento e a alegria de proporcionar cuidados estéticos e de saúde para as mães: _“Estamos aqui hoje com serviços de cabeleireiro, manicure, auriculoterapia e massoterapia. As mães ao receberem essa massagem, esse cuidado, é saúde. Temos nossas trancistas, pinturas faciais na parte de maquiagem e um coffee break maravilhoso. Além disso, temos psicólogos e pediatras aqui, cercados de profissionais super competentes.”_ comentou.

Isabelle também explicou como outras mães podem se integrar ao grupo: _“Basta entrar no nosso Instagram @projetoeuescolhoacolher ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp. Desde já serão acolhidas e integradas ao nosso grupo com muito prazer.”_

Marta Barbosa, outra coordenadora do evento, também expressou seu sentimento sobre a causa dos PCDs: _“As crianças atípicas têm direito ao mesmo espaço de crescimento como qualquer outra criança. É uma questão de paciência, onde cada um no seu tempo pode tratar e ajudar essas crianças. Não tem como dar assistência a uma criança sem apoio solidário e fazer com que as mães se sintam mais felizes e acolhidas. Essas crianças não são diferentes, elas são iguais a quaisquer outras.”_

Marta ressaltou os serviços oferecidos no evento: “Cabelo, unha, maquiagem, trazendo coisas para a beleza da mulher que fica pra trás em função do cuidado com seu filho. Elas não têm tempo pra isso. O evento fez com que elas novamente possam reinar e se sentirem bonitas!”

Para mais informações, Marta deixou seu contato: “Meu telefone é (21) 9 9852 1556.”

O evento “Eu Escolho Acolher” foi um marco em Rocha Miranda, proporcionando um dia de cuidado, acolhimento e alegria para as mães atípicas e suas famílias, reforçando a importância do apoio comunitário e da inclusão.

Sônia Borges

Psicóloga Clínica, radialista e vice presidente da Rádio Bicuda FM.

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *