Everton Gomes revela avanços na empregabilidade carioca, programas sociais e iniciativas para impulsionar a economia verde na cidade
Em uma entrevista exclusiva concedida no último sábado (11/11) à Rádio Bicuda FM, o Secretário Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro (SMTE), Everton Gomes, abordou diversos temas de grande relevância para a cidade carioca. A entrevista foi conduzida pela jornalista Gabriela Silva, com a participação do jornalista Daniel Barros e a apresentadora do programa Bicuda Plural, Sonia Borges.
Um dos tópicos principais discutidos na entrevista foi a questão dos “Empregos Verdes” e a economia verde, que se destacam entre as prioridades do atual governo. Everton, que também é Mestre em Ciência Política, destacou a importância dessas iniciativas, especialmente considerando os altos níveis de desemprego e informalidade enfrentados pela cidade.
“Esse processo do desemprego e a notícia feliz para o carioca é que, no último trimestre, depois de muitos anos, pela primeira vez o desemprego no Rio chegou em um dígito. Isso é uma notícia positiva que mostra que a cidade vem avançando na empregabilidade, mas de fato isso é uma ação que depende da questão da conjuntura econômica, depende também de uma gestão própria da prefeitura. O prefeito Eduardo Paes vem empreendendo muito no sentido de construir novas opções de negócios na cidade e atrair negócios para a cidade. Essa gestão mais ativa permite que a gente crie emprego”, ressaltou Everton.
Além disso, o Secretário apresentou a proposta de “Empregos Verdes,” que são vagas de trabalho voltadas para a redução do impacto ambiental, promovendo o uso sustentável de materiais e energia por parte das empresas e setores econômicos.
Outra iniciativa relevante discutida foi o programa social “Prato Feito Carioca,” criado há cerca de um ano. O programa atende atualmente em 16 cozinhas comunitárias localizadas em regiões mais carentes da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de auxiliar moradores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Um dos destaques desse programa é que os produtos utilizados nas refeições são adquiridos de comerciantes locais, fortalecendo a economia da região.
Por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, os beneficiários do programa são inseridos em outros programas como “Trabalha Rio” e “Rio+Cursos,” o que não apenas fornece refeições, mas também serve como ponte para o mercado de trabalho. Até o momento, o programa já entregou mais de 1 milhão e 500 mil refeições e expandiu suas cozinhas comunitárias por grande parte da cidade.
Por fim, Everton Gomes abordou o “Observatório do Trabalho,” gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio. Trata-se de uma ferramenta essencial para análises técnicas e estudos cruciais que embasam o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao trabalho e à renda na cidade.
“O Observatório de Trabalho, como eu falei, é um instrumento, uma ferramenta da nossa secretaria, para que a gente possa aprofundar os estudos, as análises técnicas. A partir desses estudos, desses dados que são colhidos pelas nossas equipes ou, muitas vezes, por pesquisadores associados, parceiros institucionais, a partir dessas informações, a gente pode qualificar a nossa equipe. Senta, olha, analisa, estuda aquilo e, a partir desses dados, a gente produz as novas políticas públicas da nossa secretaria. Nós vamos também utilizar o nosso Observatório para analisar as próprias políticas que hoje a gente executa.” _ afirma.
O Secretário Everton Gomes deixou claro em sua entrevista o compromisso do governo com a melhoria da qualidade de vida dos cariocas. As iniciativas e programas em andamento não apenas atendem às necessidades imediatas da população, mas também estabelecem uma base sólida para um futuro mais próspero e sustentável para o Rio de Janeiro. Com um olhar voltado para o desenvolvimento sustentável, a entrevista com o Secretário Municipal de Trabalho e Renda demonstra um compromisso firme com um Rio de Janeiro melhor para todos os seus habitantes.
A entrevista completa, por Daniel Barros, rica em insights sobre as políticas e iniciativas em prol do emprego e da economia sustentável no Rio de Janeiro, está disponível para audição no link abaixo:
- Artista Afroamazônida faz circuito de apresentações no Rio de Janeiro* _Cantor paraense Jeff Moraes apresenta o álbum tambor & Beat_
- “Temperos de Frida” comemora o Dia dos Mortos
- Filipe Ret e Glória Groove agitam Dia do Comerciário com shows gratuitos no Parque Madureira
- *PROJETO DO SINDRATAR-RJ CAPACITA MULHERES DE FAVELA PARA TRABALHAR EM REFRIGERAÇÃO*
- Wenny e Lexa Gravam Clipe de “Upgrade” no Subúrbio do Rio