A profissão de radialista é tão importante para o meio da comunicação que há três datas para celebrar a atividade. Hoje, 07 de novembro, é a data oficial em comemoração ao dia do radialista, instituída em 2006, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para homenagear o compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu nesse mesmo dia em 1903.
Os profissionais do rádio também festejam no dia 21 de setembro, data que ficou marcada pelo fato de Getúlio Vargas, em seu primeiro Governo (1943), sancionar uma lei em que fixava um piso salarial ou remuneração mínima para os profissionais da categoria.
E no dia 13 de Fevereiro é comemorado o Dia Mundial da Rádio, em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi estabelecida pela UNESCO em 3 de novembro de 2011 durante a sua 36ª conferência.
O diretor da Rádio Bicuda Fm, Evandro Gomes afirma que quem trabalha com rádio não larga nunca mais: “A profissão de radialista é como cachaça, quem bebe nunca mais quer parar”, brinca o diretor.
E afinal, o que faz um radialista?
A carreira de radialista é mais conhecida pelo trabalho dos locutores de programas de rádio, mas além da locução, os profissionais da área podem atuar na produção de conteúdo, edição de áudio e vídeo, trabalho em estúdio, produção técnica e produção de podcasts. Isso tudo foi possibilitado após a evolução da internet, onde diversas funções foram agregadas aos radialistas.