COMPANHIA CRIS CAMARGO & OS DONOS DA RUA CONTA A HISTÓRIA DO TAMBOR EM ESPETÁCULO DE DANÇA

A Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Especial de Integração Metropolitana através do Projeto Integra Rio e o Prêmio Machine apresentam nos próximos dias 25 e 26 de março às 18h30, o espetáculo de dança “Tambor Vai Buscar Quem Mora Longe”, idealizado por Cris Camargo & Os Donos da Rua.

O espetáculo narra a trajetória dos sons que nasceram dos tambores, nas senzalas e quilombos, atravessaram o Rio de Janeiro no pós-abolição, subiram morros, e se espalharam pela região portuária e periferias da cidade.

Serão 04 (quatro) apresentações, nos dias 25 e 26 de março às 18h30, e 02 (duas) sessões no dia 02 de abril às 16h e 19h30, na Quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Rosas de Ouro, localizada à Rua Coelho Lisboa, n. 201, Oswaldo Cruz.

Cris Camargo assina a Concepção, Direção Artística, de Movimento e Geral do espetáculo; Paulo Alcantara – Produção Geral e Narração; e Gil Vilela – Produção Musical.

Desta vez, o espetáculo tem a realização do Prêmio Machine – Bastidores do Carnaval que é uma premiação extraoficial dos bastidores do carnaval, que nasceu em 2016, com o perfil de premiar àqueles que aos olhos de uma maioria são ilustres desconhecidos, passando pela passarela do samba anonimamente, e, homenagear ao Síndico da Passarela, José Carlos Farias Caetano, o popularmente conhecido, MACHINE.

O evento tem a entrada franca, mediante distribuição de senhas que serão distribuídas 50 minutos antes do espetáculo.

Sinopse

Espetáculo de Dança Tambor Vai Buscar Quem Mora Longe

Tambor – instrumento sagrado, oriundo da África, veio com seus mistérios através do lamento sofrido dos escravizados presos em navios negreiros.

A cada sofrimento, a cada chibatada, seus cânticos e suas culturas eram lembrados pelo toque do tambor. Nos poucos momentos de lazer, era nesse instrumento que os escravizados desabafavam toda a sua dor, e ao mesmo tempo, se conectavam com o Sagrado.

Com magia e ancestralidade, invocavam e se conectavam com os orixás, para assim, agradecerem o privilégio da vida e pedir luz no caminho de volta ao Orùn daqueles que sucumbiram. Por isso esse instrumento é tão sagrado e cultuado até os dias de hoje em becos e favelas, morros e vielas.

Nós da Companhia de Dança Cris Camargo e Os Donos da Rua, através do tambor e em 04 atos (1º Ato: Jongo e Umbigada; 2º Ato: Lundu, Maxixe Corta Jaca e Tambor de Crioula; 3º Ato: Samba de Roda e Samba de Terreiro; 4º Ato: Samba de Malandro e Samba Enredo), viemos reverenciar e buscar toda essa essência na força dos Sambas de Terreiro.

Com vozes dos maiores baluartes da história da música, com as quais nossas danças, como Jongo, Tambor de Crioula, Lundu, Umbigada, Samba de Terreiro, Samba de Roda, Samba de Malandro, Maxixe, dentre outros se mantenham vivas e latentes até hoje em nossa cultura popular.

Salve! a quem sempre, com o toque do tambor, não deixou a chama se apagar, fazendo com que a nossa história se propagasse e fincasse raízes.

Através do tambor, homenagearemos o Samba de todo o Brasil, na levada do nosso Samba de Terreiro, onde reverenciaremos e saudaremos nossa ancestralidade na memória de:

Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Aniceto do Império, Mestre Candeia, Xangô da Mangueira, Tantinho da Mangueira, Zé Ketty, Bezerra da Silva, Moreira da Silva, Dicró e tantos outros que plantaram lá atrás a semente da resistência para que, hoje, possamos colher e continuar a semear a nossa história, a nossa cultura.

Enquanto houver forças nos braços, ancestralidade e respeito, o som do Tambor jamais irá calar, e é desse jeito que o tambor sempre irá buscar quem mora longe.

Axé!

Ficha Técnica

Bailarinos/Atores/Cantores:

Ana Gregório; Bruno Bezerra; Tina Camargo; Carlos Oxalá; Luciano Martins; Hailton Justo; Flavinny Oliveira; Tatiane Amparo

Músicos:

Douglas Jorge – percussão; Gil Vilela – violino; Kaio Ventura – percussão; João Sasmana – violão

Concepção, Direção Artística, de Movimento e Geral: Cris Camargo

Produção Geral e Narração: Paulo Alcantara

Assistente de Produção: Catia Calixto e Marileide dos Santos

Produtor Musical: Gil Vilela

Técnico de som/luz: Bit

Camareira: Maryanne Suth

Cabeleireiro e Maquiador: Equipe Ronegraça Estilos

Cenotécnico: Lino Salles e Alexandre Costa

Fotografia/Filmagem: Alexandre Calixto

Designer Gráfico: Daniel Luan

Assessoria de Imprensa: Conceição Gomes

Contador/Financeiro: Rogério Alves

Coordenação Geral: Catia Calixto

Realização: Prêmio Machine Produções Culturais Ltda.

Serviço

Tambor Vai Buscar Quem Mora Longe

Cia Cris Camargo & Os Donos da Rua

Concepção, Roteiro, Direção Artística, de Movimento e Geral: Cris Camargo

Produção Geral e Narração: Paulo Alcantara

Assistente de Produção: Catia Calixto

Produtor Musical: Gil Vilela

25 e 26 de março às 18h30min – 02 de abril (duas sessões) às 16h e às 19h30min – Quadra da GRES Rosa de Ouro – Rua Coelho Lisboa, 201 – Oswaldo Cruz.

Entrada Gratuita mediante senha (as senhas serão distribuídas 50 minutos antes do espetáculo)

Classificação: 10 anos

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *