Nesta madrugada , chegou ao nosso conhecimento um caso de racismo dentro de instituição carnavalesca associação de baianas das escolas de samba do estado Rio de Janeiro, através de um áudio um senhor que foi identificado como Antônio Ricardo, Onde o mesmo está atuante como presidente da Associação.
Está circulando áudio nos grupos de Whatsapp onde este senhor tem falas racistas e opressoras tais como : “
” Não vai ninguém da associação , não vai aquelas pretas, aquelas negras mau vestidas de Jacarepaguá, a Elizabeth pode ir, eu não posso barrar, não sei como ela vai ser tratada lá, ela pode estar mau vestida e pode nem entrar na festa” Antonio Ricardo diz.
Tais falas em um grupo de senhoras que são baianas e tem histórica dentro das agremiações do Rio de Janeiro , a onde o símbolo da tia baiana tem uma representatividade importante e história , é inadmissível as falas desse senhor e outras práticas.
Vale ressaltar, por medo de sanções por parte deste senhor , entendemos a resistência de passarem o contato do presidente Antonio Ricardo.
Através de investigação conseguimos o contato telefone fixo da associação, fizemos contato, onde não tivemos sucesso.
Deixamos aqui todo o nosso carinho e respeito por essas senhoras que abrilhantam o nosso carnaval onde as mesmas estão sofrendo por parte deste indivíduo que se mostrou machista, racista, opressor e preconceituoso.
Que as Ligas carnavalescas cacem o mandato deste indivíduo o mais rápido possível, as mães do samba não podem ser tratadas assim.
Amigos do carnaval repudia qualquer tipo de violência principalmente racismo dentro do segmento carnavalesco.
Por Jeferson Kim / Portal São Gonçalo Rj – Rádio Bicuda – Tribuna da Imprensa
Luciana Andréia / Empodera Samba;
Raphaella Loureyro / Rádio Intendente;
Edinho Meirelys / Samba Conexão;
Paulo Ricardo Gomes/Coluna do Paulinho Web TV BELA;
Vera Cruz/ Programa Samba à Vera;
Catia Calixto/ Prêmio Machine Bastidores do Carnaval;
Sandra Cristina / Site Sambazayres;
Paulo Alcantara / “Brasilidades em minutos:, “Prêmio Machine”, Blog “E AI!?” “Explosão in Samba” e “Cardápio Cultural”;
Fotos Acervo Empoderasamba