O projeto de empreendedorismo das feirantes talentosas é na verdade um desdobramento do ‘Projeto Bicuda no Parque’ que foi criado e realizado durante o ano de 2021 na arena Fernando Torres, em Madureira, Zona Norte do Rio, idealizado pela psicóloga e comunicadora da Rádio Bicuda FM, Sônia Borges.
” Tudo começou no ano de 2018 durante a produção do meu programa de rádio ‘Conversa Psi’. O programa trazia assuntos de saúde física e mental em um bate-papo descontraído entre psicólogos e diferentes profissionais de saúde. O programa liderava a audiência nas manhãs de sábado e recebia grande número de mensagens e ligações ao vivo de ouvintes. Além disso, trazia questionamentos pontuais sobre o tema em pauta bem como solicitações de ajuda profissional para patologias como a depressão que até hoje tem os maiores indicadores de crescimento em toda população, principalmente entre os profissionais de saúde e educação. Em função dessas demandas começamos a pensar em maneiras de acolher essas pessoas, de preferência com valores acessíveis sem comprometer a renda mensal familiar já tão comprometida. Abrimos agenda em nosso Espaço Terapêutico Acolher (Irajá) para atender moradores de comunidades”
conta a psicóloga
Sonia Borges, relembra que como frequentadora do Parque Madureira ela realizou uma espécie de enquete através de bate-papo que mantinha com o público do local. Inicialmente, o projeto que era voltado para a saúde física e mental devido ao cenário de pandemia da Covid-19, contava com psicólogos, fonoaudiólogos, advogados, profissionais de educação física e da área alimentar compartilhavam o seu saber técnico com os visitantes.
Durante o Outubro Rosa ela se mobilizou até o Parque Madureira como voluntária e representante da Rádio . Nesse período, foram realizadas inscrições para o projeto que tinha como foco disponibilizar o serviço desses profissionais à preço popular.
Ainda durante o período de pandemia muitos ambulantes começaram a perder seus espaços dentro não só de Madureira, mas como de toda Zona Norte do Rio. A maioria mulheres e recém separadas de seus companheiros, elas enfrentavam muitas dificuldades.
” Em 2020, com a chegada dramática da Pandemia da Covid-19 houve a necessidade de buscar novas formas de ajuda coletiva à população em geral que buscava desesperadamente atendimentos emergenciais e ou ambulatoriais sem êxito. Então, criamos o “Projeto Bicuda no Parque”. Para tanto montamos uma equipe de profissionais de diferentes áreas para doar uma vez por semana seus serviços profissionais aos visitantes da Arena Fernando Torres, localizada geograficamente no Parque Madureira. Realizamos esse serviço de utilidade pública durante todo o ano de 2021 e tivemos a grata satisfação de verdadeiramente ajudar pessoas que adoeciam física e mentalmente ”
explicou
Muitas dessas mulheres perderam seus empregos institucionais, outras eram ambulantes e perderam a condição de colocar suas barracas. Em meio ao desespero e sem rumo, elas buscavam formas de contornar a situação. Por este motivo e devido à atuação ela foi abordada por trabalhadoras do Parque, assim como outros tipos de profissionais até mesmo da Comlurb para pedir que ela fosse a ponte para que elas tivessem um espaço para comercializar seus produtos, visto que na pandemia esses profissionais tiveram que se reinventar.
Cientes de muitas feirinhas existentes no Parque Madureira como a feirinha das plantas, a feirinha do público LGBTQIA+ e até mesmo outras de artesanato, Sônia Borges idealizou a criação da Feirinha das talentosas .
“Com a chegada de 2022, já com a flexibilidade das normas de vigilância epidemiológicas resolvemos mudar o enfoque do Projeto e de outra forma ajudar mais pessoas. Surgiu a Feira de Talentos do Parque Madureira, voltada exclusivamente para as mulheres empreendedoras que precisavam de outras possibilidades para garantir o sustento de suas famílias” _
finalizou
Por esses e outros motivos, o projeto não é só um local de troca de valores financeiros, mas acima de tudo e antes de mais nada, um encontro de almas onde cada uma se ajuda e nenhuma solta a mão da outra.
Sobrestado por 3 meses devido a uma taxa solicitada pela Prefeitura do Rio, as atividades da feira de talentos possui data de retorno agendada para sábado, 12 de novembro no Parque Madureira Mestre Monarco que se localiza na Rua Soares Caldeira 115 em Madureira, Rio de Janeiro. As informações podem ser solicitadas através do WhatsApp 21 97308-8108.
- Artista Afroamazônida faz circuito de apresentações no Rio de Janeiro* _Cantor paraense Jeff Moraes apresenta o álbum tambor & Beat_
- “Temperos de Frida” comemora o Dia dos Mortos
- Filipe Ret e Glória Groove agitam Dia do Comerciário com shows gratuitos no Parque Madureira
- *PROJETO DO SINDRATAR-RJ CAPACITA MULHERES DE FAVELA PARA TRABALHAR EM REFRIGERAÇÃO*
- Wenny e Lexa Gravam Clipe de “Upgrade” no Subúrbio do Rio
Prezado
Desejo informações. Narua não tenho como me aprofundar
Aguardo retorno
É para expor algo ?
Sou da saúde
Boa tarde. Tudo bem? Entre em contato conosco através do WhatsApp 21 97308-8108
Maravilhosa feira das talentosas, eu tb participo na Massoterapia, um projeto no parque de Madureira que faz nós empreendedoras ter uma alto estima show, parabéns Sônia Borges e a Rádio Bicuda