Iyalorixá Mãe Ana de Xangô toma posse do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá 

A Iyalorixá e pedagoga é sucessora da célebre Iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi em uma das casas mais antigas e tombadas pelo patrimônio histórico Ilê Axé Opô Afonjá 

Mãe Stella de Oxóssi dirigiu a casa por mais de quatro décadas (Foto:

Nesta quinta-feira (16) A iyalorixá Mãe Ana de Xangô tomou posse do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais importantes do país. A data escolhida refere-se ao fato dos terreiros da Nação Ketu celebrarem no dia 16 de junho de 2022 o Rei de Ketu, título do orixá Oxóssi. O ritual que contou com a presença de mais de 200 pessoas, teve início às 20h e contou com presença de personalidades importantes como o deputado federal Bacelar (PV/BA). O templo religioso fica em Salvador, no bairro do Cabula. 

A professora Ana Veronica Bispo Santos é sucessora de Mãe Stella de Oxóssi, que dirigiu a casa por mais de quatro décadas, e faleceu em dezembro de 2018, aos 93 anos na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, em decorrência de uma infecção.  

Após a morte da matriarca, o terreiro ficou fechado por um ano para o resguardo e luto, apenas com os rituais de axexê – que são as obrigações religiosas fúnebres –. Esse tempo é tomado para que a casa se despeça do egum, como são chamados os espíritos de pessoas falecidas, no candomblé. 

Terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador — Foto: Andréa Silva/TV Bahia

Iniciada há mais de 20 anos no candomblé, no próprio Ilê Axé Opô Afonjá, a escolha da líder religiosa para ser iyalorixá aconteceu em dezembro de 2019, após jogo de búzios feito pelo babalorixá Balbino Daniel de Paula, iniciado por Mãe Senhora. A religião foi sempre presente em sua vida. A nova líder religiosa do Ilê Axé Opô Afonjá “Casa sob o comando e o sustento de Afonjá”, tem a seguinte linha ancestral: Mãe Aninha de Xangô Afonja – 1909-1938, Mãe Bada de Oxalá – 1939-1941, Mãe Senhora de Oxum – 1942-1967, Mãe Ondina de Oxalá – 1968-1975, Mãe Stella de Oxóssi – 1976-2018, e a partir de 2019: MÃE ANA DE XANGO AFONJÁ. 

“Esta é uma cerimônia que retrata a fé, cultura e tradição do nosso povo. Mãe Stella deixou um legado e tenho certeza de que os búzios não escolheram Mãe Ana de Xangô por acaso. Quem a conhece sabe da mulher aguerrida, responsável, destemida, determinada e amorosa que é. A ialorixá vai fazer um belo trabalho no Ilê Opô Afonjá. Nosso Terreiro está em boas mãos. Axé

Deputado federal Bacelar (PV/BA)

Nascida na cidade de Salvador, filha do Sr. Flaviano Santos e da Sra. Dayse Bispo Santos, também iniciados na religião e com tradição familiar ao culto de Egunguns na Ilha de Itaparica, Mãe Aninha é tida como uma mulher inteligente e de boa bagagem dentro do candomblé.  É pedagoga, professora da escola particular Rosa dos Ventos, em São Gonçalo do Retiro e mãe de Rodrigo Carlos Bispo Santos, 26 anos, iniciado em outra casa de axé e que hoje mora no Rio de Janeiro. 

Especialista em Educação e Mobilizadora Social, com experiência em projetos socioeducativos, Mãe Ana assumiu o comando religioso do Ilê Axé Opô Afonjá durante a pandemia do corona virús e à ocasião decretou medidas sanitarias no terreiro, que possui 39 mil metros de área e fica localizado em São Gonçalo do Retiro – Cabula, na cidade de Salvador. Semelhante a uma cidade da África, o terreiro contempla as casas dos Orixás, as residências de aproximadamente 35 famílias, e os seguintes equipamentos socioeducativos: a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, a Casa do Alaká (espaço de artesanato), a sede da Sociedade Civil Cruz Santa do Axé Opô Afonjá, o espaço Carrapixo, a Biblioteca, o Centro Odé Kayodé e o Museu Ilê Ohun Lailai – “Casa das Coisas Antigas”. 

A nova líder religiosa vem discutindo com a Prefeitura de Salvador a implantação de uma creche para atender a demanda existente no terreiro e na comunidade do entorno, além de projetos para as crianças da comunidade. No inicio da gestão apresentou a cartilha de orientação aos filhos e filhas do terreiro, propôs a horta comunitária e vem participando ativamente da gestão patrimonial do terreiro, junto com a Sociedade Beneficente Cruz Santa do Axé Opô Afonjá, que tem como presidente o Ogan Emanuel Antonio Nascimento Santos, homem jovem que lidera esta organização de 85 anos de existência, fundada por Mãe Aninha.  

Na área de Saúde, em parceria com a coordenação do distrito de saúde do Cabula e a equipe dos agentes de saúde, foi realizada uma campanha de vacinação contra Covid-19, influenza e sarampo, além do cadastramento dos idosos do terreiro para acompanhamento do Distrito Sanitário. No âmbito da proteção aos animais do terreiro, foi realizada a vacinação de cães e gatos. No periodo da pandemia, em parceria com associações governamentais e não governamentais e filhos do terreiro, foram distribuidos materiais de higiene e cestas básicas à comunidade local. 

Foto Destaque: Geledés Sucessora de Mãe Stella: Ana de Xangô é a nova líder do Afonjá (Foto/Divulgação) 

Please Share:

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *