(21) 3352-3665


Ouça pelo nosso aplicativo

COMEÇA DIA 25 DE OUTUBRO A MATRÍCULA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO 

24 OUT 2017
24 de Outubro de 2017

As inscrições serão realizadas somente pela internet. A Prefeitura do Rio colocou à disposição 40 locais com acesso gratuito à internet. 

O processo de matrícula online para as unidades escolares da Prefeitura do Rio de Janeiro será aberto no próximo dia 25. As inscrições serão realizadas para todos os segmentos da Rede Municipal de Ensino: Educação Especial, Creche/EDI, Pré-Escola, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os interessados em matricular crianças e jovens em uma unidade municipal em 2018 ou em fazer transferência para outra escola ou creche/EDI devem fazer a inscrição somente pela internet, no endereço eletrônico www.matricula.rio. Os alunos que já estudam nas unidades da Prefeitura do Rio, inclusive nas creches e EDIs, terão a matrícula renovada automaticamente e não necessitam acessar o site.

Mais uma vez, as matrículas para alunos com deficiência terão um período exclusivo: de 25 de outubro a 3 de novembro. Candidatos passam por uma avaliação antes de serem encaminhados para a unidade escolar. Ao entrar no site www.matricula.rio, os responsáveis vão ter a opção de escolher o bairro de interesse parar matricular a criança ou adolescente. Ao selecionar a região, os responsáveis serão encaminhados no dia seguinte para comparecer a um polo de avaliação. É fundamental que nesta avaliação o aluno esteja presente, assim como o seu laudo médico. Após a avaliação, opções de unidades serão apresentadas para o responsável escolher a escola de interesse.

As inscrições para as crianças em idade de creche (seis meses até 3 anos e 11 meses) vão ocorrer de 6 a 16 de novembro. E para os alunos da Pré-Escola (4 e 5 anos e 11 meses) o período será de 16 a 28 de novembro. Já as inscrições para os estudantes do Ensino Fundamental (6 a 16 anos e 11meses) e Educação de Jovens e Adultos - EJA (a partir de 17 anos) começam no dia 29 de novembro e terminam em 12 de dezembro.

Os responsáveis podem escolher de uma a cinco unidades para matricular seus filhos, exceto na Educação Especial. Ao finalizar o preenchimento da ficha, é preciso que o responsável anote o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual escola ou creche/EDI a vaga foi reservada. A consulta da matrícula poderá ser feita nas seguintes datas: no dia 4 de dezembro para as crianças de Creche/EDI; no dia 11 de dezembro para os alunos de Pré-escola; e em 16 de janeiro para os estudantes de Ensino Fundamental e EJA.

A Prefeitura colocará à disposição 40 unidades da Rede Municipal e nove Naves do Conhecimento com conexão gratuita à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário para todos que não têm acesso à internet. O atendimento nas unidades escolares será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, enquanto que nas Naves de terça-feira a sábado, das 9h às 20h. No domingo, o atendimento será das 9h30 às 15h nas unidades de Madureira e Engenho de Dentro. A relação dos locais com acesso gratuito à internet pode ser consultada ligando para o 1746. A informação também está disponível nas secretarias das escolas.

A consulta deverá ser feita no endereço eletrônico www.matricula.rio na data indicada no comprovante da inscrição. O site irá indicar o dia em que o responsável deverá comparecer à escola ou à creche/EDI para confirmar a matrícula, levando os documentos que comprovem as informações fornecidas no momento da inscrição.

As crianças que estiverem fora da idade adequada para o ano escolar pretendido em 2018 passarão por uma etapa de avaliação presencial antes de conhecerem o resultado. A medida visa dar encaminhamento para o melhor atendimento.

OS PERÍODOS PARA A MATRÍCULA 2018

Educação Especial (alunos com deficiência a partir de 4 anos) – 25/10 a 3/11

Creche/EDI (alunos com até 3 anos e 11 meses, incluindo crianças com deficiência) – 6/11 a 16/11

Pré-Escola (alunos de 4 a 5 anos e 11 meses) – 16/11 a 28/11

Ensino Fundamental (alunos de 6 a 16 anos e 11 meses) – 29/11 a 12/12

PEJA (alunos a partir de 17 anos) – 29/11 a 12/12

*Fonte: Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro 

 

 

contador de visitas para site
Voltar

A Rádio que toca Cultura

Desenvolvido: Agência Bicuda   ZYU 204   Bicuda FM 98,7 MHz - Rio de Janeiro - Brasil - CNPJ: 02.763.172/0001-42    Insc. Municipal: 0468710-8

Rio de Janeiro - Brasil