(21) 3352-3665


Ouça pelo nosso aplicativo

FESTA UNIÃO LITERÁRIA NA LONA CULTURAL DE CARLOS ZÉRIFO, EM ANCHIETA, DIA 20 DE MAIO, A PARTIR DAS 12 HORAS

14 MAI 2017
14 de Maio de 2017

Evento terá sorteios de livros e brindes, e também organizará brincadeiras entre escritores e leitores.

O mundo dos livros vai tomar conta da Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, no próximo dia 20, do meio-dia às 18h30, com a Festa União Literária. O evento promoverá encontro entre autores, profissionais do mercado literário e de plataformas digitais, além de amantes da literatura. Haverá palestras, bate-papos, sorteios, brincadeiras, venda de livros e sessão de autógrafos.  A entrada é gratuita.

Esta será a primeira edição da Festa União Literária e a primeira feira desse tipo no bairro. O evento já tem 30 autores confirmados e contará também com a participação efetiva de alunos do Ensino Médio de escolas da região.

Serão quatro bate-papos com os seguintes temas: “Multiplicidade temática na Literatura: Singularidades e Conexões entre os diversos gêneros literários”, “Promoção da Literatura e Informação: Desenvolvimento de redes digitais e eventos”, “Wattpad Brasil - Criação de mundos paralelos em plataformas digitais” e “As etapas entre a ideia e a publicação: Desafios e perspectivas da Literatura Contemporânea”.

Antes de cada bate-papo, o humorista Iuri Salvador apresentará performances em stand-up. Iuri é um dos participantes do “Planeta B”, programa do canal Multishow que estreará em breve.

Também haverá um grande estande para venda de livros e sessão de autógrafos na parte coberta externa à lona. Todos os autores participantes têm livros publicados, e a grande maioria estará à venda na Festa da União Literária. O público poderá tirar fotos, conversar com os autores e conseguir seu exemplar autografado. O evento promoverá também sorteios de livros e brindes, e também organizará brincadeiras entre escritores e leitores.


Confira a programação

Bate-papo 1: Multiplicidade temática na Literatura: Singularidades e Conexões entre os diversos gêneros literários

Participantes: Adriana Vaitsman, Alice J. Verne, Kelly Teixeira, Mariana Helena, Felipe Frasi e Katherine Laccom't.

Seis autores com abordagens distintas participam da primeira atividade.

Adriana Vaitsman é escritora de romances e promotora do evento "Crônicas da Intimidade". Alice J. Verne também escreve romances, mas gosta de trabalhar com temas atuais e polêmicos. Os livros de Kelly Teixeira têm forte inclinação para a comédia, enquanto Mariana Helena tem uma escrita mais leve. Felipe Frasi é um escritor que atua em diversas formas de arte, trazendo para seus livros sua experiência no estudo e prática do Cinema. E Katherine Laccom't, que virá do litoral paulista para participar do evento, é um dos grandes nomes da atualidade no gênero romance erótico.

 

Bate-papo 2: Promoção da Literatura e Informação: Desenvolvimento de redes digitais e eventos

Participantes: Blog Alfas Literárias, Carol Dias, Eloá Gaspar, Iris Figueiredo, Marlon Souza e Perla de Castro.

Abordará a importância das redes sociais e dos eventos literários. O Blog Alfas Literárias está sempre envolvido em eventos, participando e realizando cobertura. Na Internet, é um grande promotor da Literatura Nacional. A autora de romances e moradora de Anchieta Carol Dias traz seu novo livro, "Inversos", e falará sobre sua experiência no comando da Revista Publiquei!. Eloá Gaspar é nilopolitana, bacharelanda em Produção Cultural e redatora do site Serializando. Iris Figueiredo é autora de romances, revisora e booktuber. Marlon Souza é um dos organizadores do LiteraCaxias e do LiteraMeriti, dois eventos muito importantes para a promoção da Literatura na Baixada Fluminense. A poeta Perla de Castro edita a revista Litere-se, que, em parceria com a prefeitura de Queimados, realizará a Multi, primeira feira literária do município, que ocorrerá em julho.


Bate-papo 3: Wattpad Brasil - Criação de mundos paralelos em plataformas digitais

Participantes: Aimee Oliveira, Chris Salles, Clara Savelli, Felipe Sali, Marcus Barcelos, Mila Wander, Thati Machado.

O tema refere-se à plataforma Wattpad, a mais importante plataforma de produção textual e leitura da atualidade. Também há referência ao livro "Mundos Paralelos", lançado pela Editora Abril, que conta com contos distópicos de dez autores-fenômenos da plataforma. Os sete nomes do terceiro bate-papo assinam um conto no livro. Aimee Oliveira é famosa por sua escrita leve e cativante. Traços que também encontramos nos livros de Clara Savelli, que conquistam muitos leitores adolescentes. O público infantojuvenil também é foco de Chris Salles. Felipe Sali vem de São Paulo para o evento. Ele é escritor de literatura fantástica e é o organizador do livro "Mundos Paralelos". Marcus Barcelos é um dos grandes autores de livros de terror da atualidade. A recifense Mila Wander é um dos maiores nomes do Wattpad, com mais de 5 milhões de leituras, e um dos grandes nomes da Literatura Contemporânea. Thati Machado escreve romances com representatividade e organiza o blog Nem te conto.


Bate-papo 4: As etapas entre a ideia e a publicação: Desafios e perspectivas da Literatura Contemporânea

Participantes: Catia Mourão, Danilo Barbosa, Dresa Guerra, Kel Costa, L. M. Gomes e Nana Pauvolih.

O último bate-papo abordará todas as etapas de construção do livro, busca por editoras e publicação. A multipremiada Catia Mourão é editora-chefe da Ler Editorial, presença confirmada na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O autor e agente literário Danilo Barbosa, best-seller por três vezes na Amazon, vem de São Paulo para participar do evento. Kel Costa é escritora de fantasia, booktuber, e possui uma relação de muita proximidade com os leitores. L. M. Gomes é uma das grandes autoras de romances da atualidade. Nana Pauvolih é um fenômeno na Internet, tendo deixado a profissão de professora para viver da Literatura. É atualmente uma das maiores autoras brasileiras.

A Feira Literária acontece na Lona Cultural Carlos Zéfiro no dia 20 de maio, sábado, de 12 as 18:30 horas. A Lona Carlos Zéfiro fica na Avenida Marechal Alencastro 4.113, Anchieta, em frente à estação de trem do bairro. A classificação é livre. Entrada Gratuita. Capacidade: 320 lugares. Mais Informações pelo telefone (21) 2148-0813.

 

contador de visitas para site
Voltar

A Rádio que toca Cultura

Desenvolvido: Agência Bicuda   ZYU 204   Bicuda FM 98,7 MHz - Rio de Janeiro - Brasil - CNPJ: 02.763.172/0001-42    Insc. Municipal: 0468710-8

Rio de Janeiro - Brasil