(21) 3352-3665


Ouça pelo nosso aplicativo

Categorias

CAMPANHA DE DOAÇÃO PARA RÁDIO COMUNITÁRIA BICUDA FM 98,7

28 DEZ 2016
28 de Dezembro de 2016

Missão da Bicuda FM

A Bicuda FM tem como objetivo manter sua programação atual, melhorar a cobertura jornalística na região e implantar a Agência Bicuda de Notícias Comunitárias. A Bicuda FM e a Bicuda Ecológica estão na luta pela ampliação dos canais comunitários de comunicação e na defesa das causas sociais; contribuindo com a a formação do cidadão e incentivando a participação de pessoas desfavorecidas da comunidade. Manter a chama desse Projeto acesa é nosso dever.


Como ajudar?

Doe para BICUDA ECOLÓGICA, mantenedora da Bicuda FM, através de doação pelo PagSeguro e participe desta campanha de sustentabilidade financeira. A Bicuda FM também é sua!

OBS: Após realizar o depósito, favor encaminhar uma cópia para bicuda@bicuda.org.br com o titulo doação. 



A Bicuda FM é uma rádio

Rádio Comunitária Bicuda FM 98,7 é uma instituição que luta pela democratização da comunicação, preservação da Serra da Misericórdia e defesa da melhoria da qualidade de vida na Zona Norte do Rio de Janeiro, surgindo na década de 90. Ao longo de sua história muitas vitórias e desafios e muita gente envolvida. A nossa programação sempre contou com a participação popular, com as escolas públicas e privadas, com o comércio local, com os movimentos sociais e sindicatos. No dia a dia, não é raro encontrarmos pessoas que contribuíram com o movimento da Rádio, gente do cenário político, instituição e cidadãos “comuns” vivenciaram a Bicuda FM. Fizemos e fazemos história. Um sonho, um desafio, um compromisso, um trabalho..

Foram anos de negociação até que, em 23 de outubro de 2008, a Bicuda FM conseguiu receber autorização provisória de funcionamento de radiodifusão comunitária para o bairro de Vaz Lobo. A data deste processo é de 1998. A licença provisória demorou dez anos e para conseguir a definitiva, o movimento organizado local amargou longos 15 anos

A Bicuda Ecológica foi uma das primeiras instituições a solicitar autorização ao Ministério das Comunicações. Ao fazer transmissões experimentais em 1995 e transmissões frequentes a partir de 1996, a Bicuda FM participou da construção da Lei Federal nº 9.612, de 19 de fevereiro de 1998, que hoje representa o Marco Civil da Radiodifusão Comunitária.  Conheça mais de nossa história!



O que diz a Lei sobre apoio cultural?

A Lei em seu artigo 18º é taxativa: “As prestadoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária poderão admitir patrocínio, sob a forma de apoio cultural, para os programas a serem transmitidos, desde que restritos aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida”. Dependendo da região em que está inserida, isso pode significar a falência, pois a abrangência para buscar apoio cultural fica restrita ao raio de 01 Km, além de outras restrições ainda mais severas nos últimos tempos com as novas regulamentações. As  Normas que regulamentaram o funcionamento das rádios comunitárias comprometem sua independência política e institucional. Tentativas de mudanças estão em curso no Congresso Nacional, mas o lobby de representantes da grande mídia, dificulta qualquer iniciativa em prol de mudanças na legislação atual. A pergunta que fica é: será que as rádios comunitárias conseguem sobreviver a essa política? 


Profissionalização segundo a Lei

No art. 3º, em seu parágrafo IV, a Lei diz que uma rádio comunitária deve: “contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, de conformidade com a legislação profissional vigente”. A Bicuda FM apostou também na profissionalização de seus comunicadores, estudantes de jornalismo e aperfeiçoamento de profissionais da área de comunicação, que podem praticar e aprender em uma rádio de verdade. Todos os colaboradores trabalham de forma voluntária ao movimento.


Uma rádio comunitária tem muitos encargos?

A Bicuda FM, uma instituição sem fins lucrativos, efetua contribuição mensal ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) para transmissão através de Frequência Modulada e pela internet. Há despesas também com o Registro de Alvará e todas as exigências contábeis legais, como pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), além de impostos anuais recolhidos à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Além desses encargos, verdadeiros desafios, existem as despesas com luz, aluguel, telefonia e manutenção técnica. Para existir a Rádio conta com colaboradores voluntários que acreditam no movimento de rádio comunitária.


Qual é o objetivo das rádios comunitárias?

As rádios comunitárias existem para promover o desenvolvimento social, cultural, político e comunitário, buscando o exercício pleno da cidadania. Contudo, a própria Lei que estabelece uma série de regras e normas, limita de forma significativa qualquer possibilidade de arrecadar recursos para manter um trabalho comunitário, profissional e continuado, sem comprometer a independência política e institucional. Diante desse quadro, a Bicuda FM e a Bicuda Ecológica necessitam do apoio da sociedade para manter-se firme na promoção da democratização da comunicação, da educação ambiental e das expressões culturais da Zona Norte. Conheça mais sobre os projetos da Bicuda!


Bicuda - Associação em Defesa da Qualidade de Vida, do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico

Endereço: Avenida Ministro Edgard Romero, 896, sala 303, Vaz Lobo, Rio de Janeiro / RJ, CEP: 21.361-140

CNPJ: 02.763.172/0001-42

Inscrição Municipal: 0468710-8

Outorga de Autorização: nº 002/2013, de 05 de março de 2013 - Prefixo nº ZYU 204

Página Virtual: www.bicuda.org.br

Endereço Eletrônico: bicuda@bicuda.org.br

Telefone para Contato: (21) 3352-3665


Nosso sincero agradecimento e seguimos trabalhando!



Verificação
informe os caracteres da imagem
contador de visitas para site
Voltar

A Rádio que toca Cultura

Desenvolvido: Agência Bicuda   ZYU 204   Bicuda FM 98,7 MHz - Rio de Janeiro - Brasil - CNPJ: 02.763.172/0001-42    Insc. Municipal: 0468710-8

Rio de Janeiro - Brasil